O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

Caros Munícipes

Hoje, dia 12 de Novembro a Autoridade de Saúde comunicou-nos a existência de 8 novos casos Covid-19 nas últimas 24 horas e felizmente 25 recuperados.

Assim, registamos 26 casos ativos, 102 recuperados e temos a lamentar três óbitos.

Temos ainda a registar a existência de surto num Lar na Freguesia de Alqueidão da Serra, com 15 casos positivos, dos quais 6 têm morada no nosso concelho.
Esta situação levou a que todos os utentes e funcionários tenham sido testados, sendo todos os restantes negativos. Foi de imediato acionado o plano de contingência, com pronta intervenção da Proteção Civil Municipal, Segurança Social e ACES-Pinhal Litoral. Amanhã estarão no Lar 3 elementos da Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social, para garantir a substituição das funcionárias em isolamento e desta forma manter a assistência aos utentes. Foi igualmente garantido pelo ACES o apoio e acompanhamento por parte de Médico e Enfermeiro. Amanhã será desinfetado todo o edifício pela Brigada da Proteção Civil. Estamos a apoiar na reorganização do espaço por forma a manter os utentes no edifício, embora devidamente separados, uma vez que estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros.
Neste momento importa deixar uma palavra de tranquilidade às famílias e a certeza que esta situação está a merecer a cuidada atenção por parte de todas as Entidades e o seu acompanhamento enquanto não estiver sanada.

Importa por isso que todos cumpram com as elementares regras de segurança sanitária. Depende de cada um de nós manter o nosso concelho fora dos concelhos de risco, o que voltou a acontecer no dia de hoje. No entanto as consequências do que fizermos hoje poderão ser dramáticas daqui a alguns dias.
Só com o empenho de todos será possível travar a transmissão deste vírus.
Obrigado pelo seu contributo!

Contamos consigo, pode continuar a contar connosco