O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 14 de Abril de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

De acordo com a informação recebida não se registaram novos casos de infeção por covid-19 a residentes no concelho de Porto de Mós nas últimas 24 horas. Igualmente todos os testes que estavam a aguardar resultados foram negativos.

Ainda assim, estes números exigem uma reflexão antes de sair de casa, ou de tentar contornar as regras impostas pelas Autoridades, porque facilmente se conclui que ainda estamos longe da tão desejada tranquilidade social.

Iniciou-se hoje o 3º período letivo. Por isso, endereçamos uma palavra de apreço para todos os docentes, não docentes, pais, encarregados de educação e alunos que, inevitavelmente, vão ter que se adaptar a um novo modelo de ensino e que configura um novo desafio para todos.

Da nossa parte tudo faremos para estar do lado das soluções, na tentativa de minimizar as desigualdades entre alunos, quando o que se pretende é a universalidade do Ensino. Como sabemos existem dificuldades em acautelar as comunicações em territórios onde ainda não há rede. Por este facto, temos desenvolvido todos os esforços junto das operadoras e da autoridade reguladora de comunicações no sentido de ser encontrada uma solução urgente. Ainda assim, o Município irá apoiar os alunos que por razões sociais não têm ainda computador. Nesse sentido procedemos à aquisição de tablets para fazer face às necessidades dos cerca de 160 alunos identificados pelo Agrupamento de Escolas. Estes equipamentos serão cedidos a título de empréstimo aos alunos mais desfavorecidos e serão disponibilizados logo que nos sejam entregues.

A partir da próxima segunda-feira passaremos a distribuir máscaras à população dentro de critérios definidos e de acordo com as prioridades, nomeadamente, para aqueles que se encontram a trabalhar ou que necessitem de se deslocar. A juntar a algumas dezenas de milhares de máscaras que o Município tem na sua posse para distribuir, acordou já com duas unidades industriais do concelho a produção da quantidade necessária de máscaras. O modelo de distribuição está a ser preparado e será comunicado até final da semana.

Igualmente continuamos no processo de distribuição de viseiras para todos os comerciantes com estabelecimentos a funcionar e com contacto com o público.

Se necessitar de qualquer tipo de apoio, não hesite, ligue-nos e nós ou as Juntas de Freguesia iremos em seu auxílio.
Estamos aqui permanentemente para Vos apoiar. Por isso, ligue para a linha direta do Município através do numero 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!