O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 26 de Abril de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Nas últimas 24 horas não se registou qualquer novo caso positivo no Concelho de Porto de Mós.
Assim, continuamos a ter até ao momento 10 casos positivos, dos quais estão considerados três recuperados, seis ativos e temos a lamentar um óbito.

Amanhã vamos dar continuidade ao processo de distribuição de máscaras de proteção, à higienização e desinfeção dos espaços públicos e, até final da semana, vamos concluir a distribuição de viseiras aos estabelecimentos que estão atualmente abertos ao público.

Está igualmente em curso o fornecimento de refeições aos alunos dos escalões A e B, assim como às famílias mais vulneráveis, tendo já sido fornecidas mais de 2.000 refeições.

Estão também a ser fornecidas refeições aos Bombeiros e Profissionais de Saúde, no âmbito do acionamento do plano Municipal de emergência.
Em paralelo com o fornecimento de refeições confeccionadas, reforçámos de forma significativa o apoio de bens de primeira necessidade às Conferências e grupos Sócio-Caritativos do Concelho, para que não faltem alimentos às famílias que nesta fase apresentam maiores dificuldades.

Estamos igualmente a desenvolver a plataforma comercial, com a qual pretendemos dinamizar os negócios online para que os empresários e produtores do concelho possam escoar os seus produtos de forma mais simples e organizada com o apoio do Município .

Ainda a este nível estamos a planear as ações pós-Covid, por forma a garantir a dinâmica económica do concelho e os apoios sociais que poderão ter que emergir por força da crise.

Com o eventual levantamento do estado de emergência Nacional no início do próximo mês, alguma atividade económica será retomada. É necessário que assim seja. Mas recomeçar vai pressupor mais responsabilidade e um conjunto de cuidados a que não estamos habituados. É fundamental que todos tenhamos a consciência que a retoma da atividade económica não acontece porque vencemos o vírus. Acontece porque tivemos um comportamento globalmente exemplar. Por isso, vamos ter que nos preparar para novos hábitos sociais, novas rotinas, maior cuidado na higienização das mãos e a utilização sistemática de máscara de proteção.

Vamos ter que reaprender a viver em sociedade! Mas têm que ser Todos!

Até lá, fique em casa e se tiver que sair proteja-se.
Como sabe continuamos deste lado, disponíveis para dar resposta às suas necessidades ou dúvidas. Ligue-nos para a linha direta do Município através do número 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!