O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 29 de Abril de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Continuamos a não registar qualquer novo caso positivo no Concelho de Porto de Mós.
Assim, mantemos 10 casos positivos, dos quais estão considerados três recuperados, seis ativos e temos a lamentar um óbito.

Relembramos que não faz sentido “inventar” novos casos no Concelho e espalhar notícias falsas através das redes sociais, criando a intranquilidade da nossa comunidade.
A informação que é comunicada diariamente é oficial e só essa deve ser levada em conta.

Na próxima semana iniciaremos o rastreio à covid-19 a mais de 250 colaboradores das IPSS´s com lares e apoios domiciliários, lares residenciais para seniores e profissionais da UCC. Esta iniciativa tem a colaboração da Segurança Social, Cruz Vermelha Portuguesa, Politécnico de Leiria e Comunidade Intermunicipal de Leiria. Estamos perante uma importante operação que tem como objetivo evitar o contágio e a propagação do vírus junto da população de maior risco. Este rastreio é complementar ao que o Município dispõe para Bombeiros, Forças de Segurança e Profissionais de Saúde.

Este é, também, o momento de preparação da fase pós-Covid com o planeamento do regresso à normalidade possível. Estamos a organizar a reabertura ao público de alguns serviços Municipais a partir do dia 11 de Maio e o recomeço do transporte urbano Vamós a partir do dia 4 de Maio. De igual forma, está a ser organizado em conjunto com o Agrupamento de Escolas e Instituto Educativo do Juncal o regresso às aulas dos alunos do 11º e 12º ano para o dia 18 Maio.

Ainda assim, é fundamental que continuemos atentos e cautelosos. Atentos no cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde e cautelosos na forma como estamos a regressar às rotinas do dia-a-dia. Enquanto não existir vacina, vamos ter que lidar com novos hábitos. O vírus existe, é invisível e o que conquistámos já é passado. Agora cabe a cada um proteger-se, porque se estivermos protegidos, estamos a proteger todos os restantes.

Como sabe, nós continuamos deste lado, disponíveis para dar resposta às suas necessidades ou dúvidas. Ligue-nos para a linha direta do Município através do número 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!