O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 30 de Abril de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Continuamos a não registar qualquer novo caso positivo no Concelho de Porto de Mós.
Assim, até ao dia de hoje registamos 10 casos positivos, dos quais estão considerados três recuperados, seis ativos e temos a lamentar um óbito.

Não nos podemos esquecer que este fim-de-semana continuamos com confinamento obrigatório e com a proibição de circulação entre concelhos. A saída de casa tem que ser a exceção e não a regra. Para o bem de todos, este é um esforço que deve ser respeitado e cumprido.

Ainda assim, decidimos a abertura dos dois cemitérios de Porto de Mós, no próximo domingo dia 3 de Maio, dia da mãe, mas com regras que têm obrigatoriamente que ser respeitadas, nomeadamente, o uso de máscara de proteção e o cumprimento da distância social, ficando limitado o livre acesso aos cemitérios. A abertura dos restantes cemitérios é da responsabilidade das Juntas de Freguesia, que a abrirem no próximo domingo, devem respeitar as diretrizes da Autoridade de Saúde.

O cumprimento das regras é determinante, no entanto continuamos a verificar na nossa comunidade pontuais faltas de civismo e de preocupação para com os outros. Infelizmente é comum vermos lixo depositado fora dos contentores, máscaras de proteção e luvas deixadas no chão ou nos carrinhos do supermercado, assim como, o desrespeito pela distância social ou a falta de proteção em espaços fechados.

A proteção e o respeito comunitário têm que passar a fazer parte das nossas rotinas e, se necessário, da reeducação de cada um. Proteger-se é estar a proteger-se a si e a respeitar os outros.

Este fim-de-semana é apenas o princípio do fim desta situação de confinamento obrigatório. Depende de todos nós continuarmos a dar passos em frente. Porque se assim não for, a solução é recuar.

Por isso, vamos contribuir para ficar tudo bem.

Como sabe, nós continuamos deste lado, disponíveis para dar resposta às suas necessidades ou dúvidas. Ligue-nos para a linha direta do Município através do numero 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!