O Município de Porto de Mós, pelo seu presidente Jorge Vala, publicou a atualização diária acerca da situação no concelho na sua página oficial do Facebook. Eis a comunicação na integra:

// COVID-19 | 30 de Maio de 2020
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós:

Caros Munícipes,

Hoje, dia 30 de Maio continuamos sem registar qualquer novo caso positivo no concelho de Porto de Mós.

Também os resultados conhecidos até ao momento, dos testes efetuados aos Profissionais dos lares e apoio domiciliário foram negativos. Embora ainda não tenham sido comunicados na sua totalidade, não deixa de ser uma boa noticia.

Na próxima segunda-feira daremos mais um passo no desconfinamento. Um passo importante para a reativação dos negócios, a abertura dos serviços e, no fundo, o restabelecimento da normalidade da grande maioria das atividades do nosso concelho.

Fica a faltar a escola e com ela a alegria das crianças, que no seu dia não vão poder sair em grupo para a rua, como é habitual no dia 1 de Junho.

Mas esse momento vai voltar. No nosso concelho o comportamento continua a ser responsável e é por falta de hospedeiro que a cadeia de transmissão se interrompe e o vírus desaparece. Como já percebemos, há zonas do País onde isso não acontece.
As cadeias de transmissão continuam muito ativas e basta um descuido com alguém que esteve nessas zonas para podermos ficar contagiados.

Por isso, é fundamental ter presente a obrigatoriedade de cumprir com as regras que a Direção Geral de Saúde determina, nomeadamente, a higienização frequente das mãos, o uso de máscara de proteção e o cumprimento com a distância social. Se todos o fizermos, estaremos protegidos e a proteger os outros.

E por favor não deite para o chão as máscaras e luvas usadas. É no caixote do lixo o seu lugar!

Nós continuamos aqui, se necessitar de qualquer tipo de apoio, não hesite, ligue-nos a nós ou às Juntas de Freguesia e iremos em seu auxílio. Ligue para a linha direta do Município através do número 800 210 102, grátis e disponível 24 horas.

Contamos consigo. Pode continuar a contar connosco!