Ana Crachat, Fábio Bernardino, Equipa Casa Tradição, José Costa, Leonardo Sousa, Renato Sobreira, Tatiane Leal e Tiago Pereira, foram estes os nomes e rostos que este ano vieram mostrar aquilo que melhor sabem fazer – cozinhar – em mais uma edição da Cozinha de Demonstração Azeite Morgado. As áreas foram variadas, desde o cake design, doçaria, passando pelo sushi e acabando na comida tradicional portuguesa. Esta é uma iniciativa com a “mentoria” do chef portomosense Samuel Mota, mas tem contado nas últimas edições com a parceria de Eunice Meneses, que está na comunicação e apresentação destas sessões. Foi também Eunice Meneses que marcou presença nos estúdios da Rádio Dom Fuas para fazer um balanço desta sexta edição: «Voltou a correr muito bem».
A responsável sublinha que «todos os anos» a Cozinha de Demonstração é diferente e este ano não voltou a ser exceção. «Este ano foi diferente a todos os níveis, acho que o Samuel tem sido peculiar a reunir as pessoas que necessita à volta dele e conseguiu apresentar-nos uma cozinha inovadora, com muitas condições para quem recebemos e essencialmente muito bonita», frisa Eunice Meneses. Esta iniciativa “ganhou” este ano vários novos patrocinadores e foi também reformulada em termos de imagem, um projeto desenhado também por um portomosense, o engenheiro mecânico Hugo Brogueira. Eunice Meneses deixou um rasgado elogio a Samuel Mota por nunca parar de querer evoluir. «Temos que agradecer aos patrocinadores, que sem eles nada disto era possível, mas na realidade tem que haver sempre um mentor para fomentar isto e quem fomentou isto foi o chef Samuel, acho que foi tudo muito bem pensado e temos aqui uma Cozinha a sério que todas as pessoas gostam», salienta.
As pessoas gostam desta iniciativa, acredita a apresentadora, e isso ficou notório na presença de público diariamente. «Houve dois momentos marcantes de duas senhoras que aguardaram o final e foram dar os parabéns, pelos pratos, pelos ensinamentos que receberam, o feedback é francamente positivo pelo que fui ouvindo», diz. Os próprios chefs que participaram nesta edição «têm enviado mensagens a agradecer por poderem mostrar o que sabem fazer de melhor». Entre estes chefs estavam muitos de Porto de Mós e da região, o que também é um dado positivo. «Os portomosenses devem sentir-se orgulhosos por terem chefs tão talentosos que apresentam pratos diferentes e com muita qualidade», sublinha Eunice Meneses.
Com Isidro Bento
Foto | Jéssica Silva