D. José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal e atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), foi nomeado esta sexta-feira, dia 28 de janeiro, pelo Vaticano como novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, substituindo o cardeal D. António Marto que estava há 16 anos no cargo.

O novo bispo de Leiria-Fátima tomará posse no próximo dia 13 de março, na catedral de Leiria, mas até essa data irá continuar a exercer funções de administrador diocesano em Setúbal.

Em reação, numa mensagem dirigida aos fiéis de Setúbal, D. José Ornelas afirma sentir «um misto de sentimentos contrastantes, que não é fácil de exprimir», mas que resume «em duas atitudes, de Jesus e de Maria» e na sua disponibilidade para fazer o que Deus lhes pediu.

Esta nomeação acontece depois de D. António Marto ter pedido ao Papa Francisco a renúncia ao cargo. Uma decisão que justificou com a idade – completa 75 anos em maio – que «o direito canónico estabelece como limite destas funções» e também com «o maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da Diocese e do Santuário de Fátima».