Têm sido vividas semanas de absoluta euforia no Pavilhão Gimnodesportivo de Porto de Mós, nesta que é a décima edição do Torneio de Futsal de São Pedro, que segue a todo o vapor, tendo as grandes finais calendarizadas para o próximo domingo (23 de junho).
Sob a organização do Grupo Desportivo e Recreativo de Serro Ventoso, após a vitória inédita alcançada na passada edição, competem 262 atletas, agrupados pelas respetivas 24 equipas. «A principal preocupação foi garantir que tudo corresse bem, dentro e fora de campo. Apelamos muito ao fair-play entre equipas e dirigentes, da mesma forma que tentamos garantir que não haja situações delicadas fora de campo», afirma a presidente da coletividade e coordenadora do torneio, Carolina Silva. A responsável refere ainda que as únicas alterações promovidas em relação aos anos anteriores foi na logística do bar. «Colocámos uma zona de venda anexa ao pavilhão para facilitar o acesso e a circulação de adeptos e visitantes», nota.
Além da melhoria das infraestruturas, a atual organização sugere alargar o critério de admissão nas equipas femininas na próxima edição. «O torneio tem poucas equipas femininas porque, muito provavelmente, não há jogadoras residentes e/ou naturais do concelho de Porto de Mós em número suficiente para formar equipa», justifica Carolina Silva.
Quanto aos resultados, e começando pela competição feminina, as quatro equipas em competição, até ao fecho deste número d’O Portomosense, ainda não se haviam defrontado todas. A faltar uma jornada para o término da fase de grupos, apenas a equipa do Grupo Recreativo da Corredoura está arredada da final de domingo.
Esta sexta-feira, a associação O Castelo e a União de Freguesias Arrimal/Mendiga defrontam-se na luta do primeiro lugar, partindo para o jogo em igualdade pontual (4 pontos).
À espreita fica a equipa do ACR Calvariense, que terá de ganhar o jogo contra o emblema do GR Corredoura e aguardar pela vitória de uma equipa no outro jogo. Em caso de empate entre O Castelo e UF Arrimal/Mendiga, o ACR Calvariense necessita de vencer a associação da Corredoura por mais de dois golos de diferença para garantir a passagem à final.
Na competição masculina, participaram 19 equipas divididas em quatro grupos. No Grupo A, o CCRSJ Tremoceira venceu todos os jogos, acumulando 12 pontos. A SR Cabeça Veada, com 9 pontos, também garantiu a passagem à próxima fase. AR Cumeirense, ACR Calvariense e CD São Bento ficaram pelo caminho. No grupo B, 10 pontos chegaram para o UR Casais e Andainho arrebatar a liderança, seguido do CD Ribeirense, com nove pontos. As duas coletividades eliminaram UF Arrimal/Mendiga, AA S. Miguel e Os Andorinhas.
No grupo C, Dom Fuas e GR Serro Ventoso terminaram com 9 pontos, sendo que a equipa de Fonte do Oleiro ficou em primeiro lugar pela vantagem no confronto direto. CP Pedreiras, GD Tojal e Condestável não conseguiram bilhete para os quartos-de-final e terminam, assim, a participação no torneio. No grupo D, a URD Juncalense venceu todos os jogos e somou 9 pontos, que se traduziram no primeiro posto da tabela.
O GR Corredoura acompanha a equipa do Juncal para a próxima fase, deixando para trás UR Mirense e Bezerra FC.
Já nos quartos-de-final, o CCRSJ Tremoceira derrotou o CD Ribeirense por 2-1 e vai encontrar o Dom Fuas na meia-final, emblema que venceu o GR Corredoura nas grandes penalidades (4-2), depois de um empate (2-2), no tempo regulamentar. Anteontem, Serro Ventoso foi derrotado (0-1) pela URD Juncalense, enquanto a que Cabeça Veada mediu forças com Casais e Andainho (derrota por 1-4).
Hoje há CCRSJ Tremoceira-CCRD Dom Fuas e URD Juncalense-UR Casais e Andainho. Domingo, é dia de finais e 3.º e 4.º lugar.
Foto | Filipe Santiago