O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) dedicou uma semana (de 15 a 19 de novembro), «no âmbito do tema do projeto educativo», ao Desenvolvimento Sustentável. «Considerando a importância de sensibilizar a sociedade para o uso racional dos recursos naturais e para os impactos ambientais gerados pela ação humana», explica o IEJ em nota enviada à nossa redação. Esta iniciativa aconteceu dentro da escola, no concelho e também fora do país.
«Assim, o departamento de Ciências Exatas e Naturais, coordenado pelo professor Cláudio Santos, dinamizou na escola palestras sobre o tema, um peddypaper interativo sobre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desafios, receitas de baixo impacto ambiental, promoveu a visualização de documentários e debates e; no concelho, em articulação com os restantes departamentos, realizou, ainda, ações concretas, nomeadamente com a recolha de lixo aliada à prática da atividade física (Plogging) e uma visita à Fórnea, com atividades desportivas que contribuíram para o aumento de conhecimento sobre o património local e a necessidade da sua conservação», revela o IEJ.
Quanto às atividades fora do país, nomeadamente na Alemanha, «a diretora pedagógica, Tânia Galeão e a coordenadora do projeto Erasmus +, Liliana Gomes, participaram numa ação de formação sobre sustentabilidade e educação, no âmbito do projeto Erasmus+ FiT –Food is for thought». A semana de atividades contou ainda com uma palestra «sobre Fair Trade e a visita a uma loja de comércio justo na cidade de Ahaus; bem como ao mercado local e ao parque bioenergético de Saerbeck». «Além disso, participaram ainda num workshop sobre “Zero Waste”, onde ficaram a conhecer exemplos de como reduzir o uso de plástico em casa e na escola», acrescenta o comunicado. Ainda na Alemanha foi feita uma visita à quinta biológica “Biohof Lesker”. Com a sustentabilidade em mente, durante toda esta semana «a deslocação entre o hotel e a escola de acolhimento alemã foi feita de bicicleta». Um dos momentos altos da semana foi também o hastear da «bandeira Eco-escolas numa cerimónia que contou com a participação especial do 6.º ano».