Este sábado, a Valorlis vai ter um Dia Aberto, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho. A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer o percurso realizado pelos resíduos produzidos nas habitações até ao seu total tratamento. Em declarações a O Portomosense, a administradora delegada, Marta Guerreiro, explicou que este dia servirá para «abrir as instalações» a «quem queria conhecer o mundo da Valorlis».

Segundo um comunicado divulgado pela empresa, está programada uma visita guiada à Unidade de Triagem e ao Aterro Sanitário de Leiria, com o intuito de ser explicado qual é o destino dado aos resíduos, depois de serem colocados nos respetivos contentores, mostrando também qual o trabalho desenvolvido pela Valorlis. A mesma nota revela ainda que «durante a visita serão esclarecidos os mitos da reciclagem e clarificadas as regras da separação dos resíduos». No final das atividades, os participantes vão receber um ecoponto doméstico para que possam fazer, em casa, a separação dos resíduos «de forma mais fácil e cómoda».

A atividade, que tem início marcado para as 9h30 e que decorre ao longo da manhã, tem participação gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser feita através de um link disponível nas redes sociais e no site da Valorlis.