Na Praça da República, em Porto de Mós, as comemorações do 25 de Abril começaram como manda a tradição: com o hastear da bandeira de Portugal, momento no qual estiveram presentes o Regimento de Artilharia n.º 4 e as três corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho – Porto de Mós, Mira de Aire e Juncal. Ainda na Praça da República, o símbolo marcante do 25 de Abril (o cravo) foi distribuído pela população presente e as comemorações seguiram com a arruada, em direção ao Cineteatro da vila, dirigida pela Banda Recreativa Portomosense.
A sessão solene começou, depois, pelas 10 horas no Cineteatro de Porto de Mós, que contou com a participação especial do antigo Ministro da Educação, Júlio Pedrosa (ver aqui artigo). Terminada a sessão, foi ainda apresentado o Catálogo da Exposição Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências no tempo da Ditadura e da Revolução, pelo coordenador do projeto, Kevin Soares, realizado no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 2022 – 2024 (ver aqui artigo).
O Dia da Liberdade terminou com um concerto do cantor Bernardo Costa, mais conhecido por Agir, na Central das Artes. Cantando Abril foi um espetáculo de homenagem a artistas contemporâneos da música portuguesa, às canções do 25 de Abril, aos seus poetas e músicos de intervenção, como Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, entre outros.
Foto | José Luís Jorge
Foto | Rita Santos Batista