Já são conhecidos os 49 pré-finalistas do concurso das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, dos quais três são do distrito de Leiria. Porém, nenhum é de Porto de Mós. Os dois pratos do concelho que, até então, se mantinham na competição acabaram por ficar pelo caminho. Twist de Chícharos com Aromas do Bosque e A Abóbora. Da Casca às Sementes da autoria do chef Kurt Vivers e do chef Nuno Barros, respetivamente, ambos do restaurante Cooking and Nature | Emotional Hotel não conseguiram reunir os votos necessários para passar à próxima fase. Ainda assim, o distrito de Leiria encontra-se representado por duas iguarias exatamente do mesmo restaurante (Mosteiro do Leitão), no concelho da Batalha: Abadia, da autoria de Ricardo Fernandes, na categoria Petiscos e Estrela do Mosteiro, criado por Bruno Figueiredo, na categoria Carne. O terceiro prato do distrito que conseguiu passar à próxima fase está no município da Nazaré, no restaurante Pangeia. Chama-se Trilogia de Polvo, concorre na categoria Peixe e Marisco, e deve a sua criação a Carlos Ferreira.
A seleção dos pré-finalistas foi feita através de votação popular, por chamada telefónica, com apresentação detalhada ao longo de 14 Programas Especiais 7 Maravilhas. Nesta fase do concurso, que começou a 2 de agosto, há sete candidatos por cada categoria: Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
A iguaria candidata mais votada, por categoria, em cada pré-final fica automaticamente apurada para a gala finalíssima que está prevista decorrer no dia 4 de setembro e que será transmitida pela RTP 1 e RTP Internacional, em horário nobre. Antes disso, será disputada, a 25 de agosto, uma repescagem final, onde estarão presentes os segundos e terceiros classificados das pré-finais. Daqui sairá uma vencedora de cada categoria que, à semelhança dos outros, ficará também apurada para a finalíssima.
Estrela do Leitão (Mosteiro do Leitão)
Trilogia de Polvo (Pangeia)
Fotos | 7 Maravilhas da Nova Gastronomia