O campeão já está definido – Grupo Desportivo de Peniche, com 78 pontos, mas ainda há uma jornada pela frente, a 30.ª da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria), e as contas estão em aberto para o Centro Cultural e Recreativo Alqueidão da Serra (CCR Alqueidão da Serra), embora não dependa somente de si para alcançar o segundo posto da competição. O emblema de Porto de Mós está atualmente na terceira posição, com 61 pontos, depois de ter empatado no passado domingo, 21 de maio, na Aldeia do Desporto, reduto do Sport Clube Leiria e Marrazes, a duas bolas.
Antevia-se bom futebol entre as duas equipas, à data 2.º e 4.º classificados. O Leiria e Marrazes entrou no jogo com mais posse de bola, mas sem capacidade de criar oportunidades. Por sua vez, os visitantes tiveram mais oportunidades de golo durante a primeira parte, chegando inclusive a abanar as redes adversários, mas o árbitro apitou fora de jogo a Danny Esteves.
No segundo tempo, o Leiria e Marrazes entra muito forte e, perante a apatia dos jogadores alqueidoenses, faz dois golos em pouco tempo (50’ e 52’, Simão Silva e Francisco José, respetivamente), com outras tantas oportunidades pelo meio, valendo as boas intervenções do guardião Fabião. Com a desvantagem a duas bolas, o CCR Alqueidão da Serra muda de tática e, a precisar de marcar, assume o domínio do jogo. Aos 64’, o extremo Vasco marca o primeiro golo azul-branco, e maior pressão por parte dos alqueidoenses, que ainda só só voltaram a colocar a bola na rede aos 83’, pelo defesa Luís Gonçalves após cruzamento de Rúben Martins. Até ao final da partida a equipa que mais procurou a vitória foi a do Alqueidão, a conseguir ainda mais duas oportunidades claras de golo, mas sem concretizar.
Já o adversário direto dos azuis e brancos, o Sporting Clube de Pombal (SC Pombal), venceu o seu encontro, 2-3 na casa do Grupo Desportivo Os Nazarenos (GD Os Nazarenos), e soma agora 63 pontos, mais dois que os alqueidoenses, invertendo as posições na tabela classificativa (SC Pombal em 2.º e CCR Alqueidão da Serra em 3.º), pelo que a última jornada será decisiva: desta feita serão os alqueidoenses a jogar contra o GD Os Nazarenos, no próximo domingo, 28 de maio, com o objetivo de terminar o campeonato com uma vitória. Caso o CCR Alqueidão da Serra vença e o SC Pombal perca a sua partida frente ao Ginásio Clube de Alcobaça, também domingo e à mesma hora (16 horas), a turma de Porto de Mós sobe ao segundo posto. Caso vença, mas o SC Pombal empate, utiliza-se o critério da diferença de golos, onde o emblema azul e branco está para já em vantagem, com um saldo positivo de 45 golos frente aos 42 da equipa pombalina. Caso o SC Pombal vença o seu encontro, ou se o CCR Alqueidão não pontuar, manter-se-á no 3.º posto, já que o 4.º lugar, Leiria e Marrazes, está já a seis pontos de distância.
Quinto posto assegurado pela ADP
Sem hipótese de subir ou descer de posição está a Associação Desportiva Portomosense (ADP), que vai entrar na 30.ª jornada no 5.º posto e ali vai terminar o campeonato. A ADP tem 50 pontos após a vitória do passado domingo, a contar para a 29.ª jornada da Divisão de Honra da AF Leiria, menos cinco o 4.º, Leiria e Marrazes, mais quatro que o 6.º, Industrial Desportivo Vieirense (Vieirense), cuja posição também já está firmada.
A turma de Porto de Mós até beneficiou de uma vitória nesta 29.ª jornada, frente ao Grupo Desportivo de Alvaiázere (GD Alvaiázere), por 2-0, em casa, descolando-se do Vieirense, que perdeu com o Sport Clube Escolar Bombarrelense e que também ditou assim a sua posição final, 6.º. Os golos foram apontados por Jovhany Nguema, aos 27 minutos, e por Ricardo Carvalho, de grande penalidade, aos 37 minutos. No segundo tempo, o GD Alvaiázere, a precisar de marcar, tentou introduzir algumas mudanças no rumo do jogo, mas sem sucesso. Ainda assim, a 5.ª posição está definida, já que a ADP tem 50 pontos, menos cinco que o 4.º, Leiria e Marrazes, mais quatro que o 6.º, Industrial Desportivo Vieirense (Vieirense), cujas posições também já estão firmadas.
Os aurinegros vão jogar fora a última jornada frente ao campeão, o Grupo Desportivo de Peniche, este domingo, às 16 horas.
Mirense deve terminar em 15.º
Fora dos lugares de manutenção e a caminho da 1.ª Divisão do Campeonato Distrital está o União Recreativa Mirense (UR Mirense), que ocupa o penúltimo posto, com 15 pontos, à frente do Atlético Clube Avelarense (AC Avelarense), com 12.
Os mirenses foram à Marinha Grande esta jornada, tendo terminado o encontro com a equipa B do Atlético Condestável Marinhense, no Campo da Portela, empatado a zero. Uma partida aguerrida, com dois vermelhos e sete amarelos, todos na segunda parte. A primeira, aliás, foi algo atípica, sem golos ou penalizações a registar. Já no segundo tempo houve quatro cartões amarelos até aos 81 minutos, com Rudi Coelho a ver um cartão vermelho direto aos 84, e aos 90+1 o central Musa Muhammad vê o segundo amarelo e abandona a partida.
O Mirense tem agora pela frente na última jornada o Leiria e Marrazes, no domingo, dia 28, pelas 16 horas, em Mira de Aire, sendo que, mesmo com a derrota, tem um saldo de golos marcados versus golos sofridos melhor que o AC Avelarense (-63 golos contra -87), pelo que o 15.º posto deverá mesmo pertencer à turma da serra de Aire.