Martinho Ferreira (à esquerda), da URD Juncalense, e Alexandre Filipe (à direita), do GDR Serro Ventoso, foram convocados para o primeiro estágio de observação da seleção nacional de futsal masculino no escalão sub-13. «Mais um marco absolutamente histórico no seio das seleções nacionais de futsal», destacou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), aquando da divulgação da lista de convocados, fazendo alusão ao facto de este estágio ser o primeiro da «história da novíssima seleção de sub-13», que conta com o treinador José Luís Mendes no comando.
Por esta altura, os dois atletas já terão viajado até Caminha (Viana do Castelo) para marcarem presença no estágio que começa já esta sexta-feira, dia 28, e se prolonga até domingo. Mas para aqui chegarem, é preciso não esquecer que os atletas tiveram que ultrapassar vários desafios, entre os quais o último Torneio Interassociações Sub-13 de Futsal, que decorreu de 1 a 4 de abril em Évora, no qual participaram 22 associações de futebol regionais e distritais do país, entre as quais a Associação Futebol de Leiria (AFL) – onde os atletas se inserem.
No próprio dia em que foi conhecida a lista de convocados, a URD Juncalense reagiu à presença de um atleta seu entre os convocados. Numa publicação feita nas redes sociais, o clube enalteceu este feito, destacando o facto de Martinho Ferreira ser «o primeiro da história do Juncalense a ser chamado ao Centro de Observação da Seleção Nacional». Esta convocatória «honra-nos a todos e é a prova de que a aposta da URD Juncalense na sua formação é o caminho certo a percorrer. Obviamente que o mérito maior é do Martinho Ferreira e da sua qualidade, mas alguma coisa também estaremos a fazer bem neste processo», frisou o clube. O Juncalense terminou a publicação dando os parabéns ao atleta e desejando que esta experiência «corra de feição e que se divirta muito neste estágio de observação».
Por sua vez, o GDR Serro Ventoso partilhou uma publicação da AFL, onde constava Alexandre Filipe na lista de convocados, e também mostrou apoio ao seu atleta: «Parabéns Alexandre, vai com tudo».