Bárbara Carreira e Soraia Reis sagraram-se este sábado campeãs regionais de voleibol de praia. A dupla, em representação da União Recreativa Mirense (UR Mirense), teve uma estreia de sonho nesta vertente da modalidade e acabou por ser aquela que, no escalão sub-18, mais pontuou ao longo de três exigentes etapas.
O Gira-Praia, uma competição promovida pela Associação de Voleibol de Leiria e organizada pela “tríade” Sport Operário Marinhense, Sporting Clube das Caldas e Clube Desportivo Pataiense, destina-se a atletas inscritos na Federação Portuguesa de Voleibol e, durante os últimos três fins de semana, levou cerca de uma centena de praticantes aos areais da Praia Velha, da Foz do Arelho e das Paredes de Vitória.
Instado a fazer um balanço de toda a competição, o técnico da UR Mirense, Miguel Martins, esclarece que «a primeira etapa, que marcou a estreia de todas as atletas em voleibol de praia, foi a melhor, tendo todas as duplas terminado com uma honrosa subida ao pódio». Quanto à segunda etapa, Martins considera que «houve pouca sorte no sorteio», já que as três duplas mirenses ficaram no mesmo grupo, «o que forçou uma delas a ficar pelo caminho e não conseguir disputar a fase final do dia». Quanto à última etapa, que teve lugar a 29 de julho, nenhum dos seus duos conseguiu passar das meias-finais. Contudo, as jovens Bárbara Carreira e Soraia Reis amealharam pontos suficientes para o primeiro lugar, ao passo que Laura Oliveira e Lara Carreira se sagraram vice-campeãs regionais e viram as colegas Patrícia Jorge e Rita Carreiras alcançar o quarto lugar, empatadas com as terceiras classificadas, mas com uma pequena penalização por terem falhado uma das etapas.
Questionado sobre as vantagens desta “mudança de ares”, Miguel Martins não tem dúvidas: «Esta vertente é muito diferente daquela que treinamos durante todo o ano e não sabíamos bem ao que vínhamos, mas correu tudo muito bem, elas ganharam outra deslocação e, sobretudo, perderam o medo de “ir ao chão”. Para o ano cá estarão para fazer mais e melhor», concluiu.
Foto | UR Mirense