O atleta de Porto de Mós, Edgar Póvoa, de 7 anos, estreou-se «em grande» no Campeonato Nacional de Motocross, que decorreu no passado dia 19 na Lustosa, concelho de Lousada, conquistando o primeiro lugar no seu escalão (MX50). «O Edgar liderou sempre com uma boa vantagem», contou o pai do pequeno atleta, Mickael Póvoa, em declarações a O Portomosense. Este primeiro resultado vitorioso no campeonato, composto por mais cinco provas, aproxima o atleta do seu «objetivo de ser campeão nacional da modalidade», frisou.
A agenda de treinos e a preparação para o campeonato é exigente, pelo que o atleta «tem estado a treinar há praticamente um ano, três vezes por semana mota e duas vezes em ginásio». Apesar de ainda ser pequeno, Edgar Póvoa pensa em grande e sabe que «se um dia quiser continuar, tem que sair de Portugal», para «ganhar mais visibilidade neste desporto», salientou Mickael Póvoa. Por agora, o piloto tem trabalhado na sua evolução, com a ajuda do pai, de patrocínios, que embora «não deem para pagar metade das despesas são uma grande ajuda», e da restante família que vai apoiando o pequeno atleta na concretização do seu sonho. Mickael Póvoa está satisfeito com o progresso do filho, em quem, desde que começou, no inicio do ano, a frequentar uma academia de motocross até agora, já nota uma «evolução gigante», realça. O crescimento do pequeno Edgar Póvoa dentro da modalidade, «acaba por compensar a distância» e o que isso implica a nível monetário, sendo que «as aulas são quase todas em Setúbal», referiu. Mickael Póvoa acredita que este será o último ano do atleta no escalão MX50: «Ele podia correr nesta classe até ao ano em que faz os 9 anos, mas o nível de andamento já está elevado, e a mota que ele tem acaba por ser um pouco fraca, não lhe permitindo evoluir mais. Por isso, ele quer passar para a cilindrada superior, porque é uma mota já mais potente, com caixa de velocidades», salientou.
A participação em campeonatos internacionais faz parte dos planos, avançou Mickael Póvoa, no entanto, para já, o foco é o campeonato nacional. A segunda prova do Edgar será já este domingo, dia 9, em Casais de São Quintino (Lisboa).