A tradição de celebrar o Carnaval pelas ruas de Mira de Aire com um desfile vai, mais uma vez, ser replicada nesta vila, já este domingo. Mas a festa começa antes, na noite de sábado, dia 18, a antiga discoteca Dom Papagaio vai acolher ainda uma festa carnavalesca, a partir das 22h30, onde serão premiados os grupos e/ou as pessoas individuais com os melhores disfarces. O tema de ambos os festejos «é livre», porque o principal objetivo passa por «agregar a população, privilegiar um evento para a comunidade», proporcionando-lhe um momento de «diversão conjunta», salientou Susana Reis, membro dos Quarentões 83, um dos grupos organizadores do Carnaval de Mira de Aire.
O percurso definido para o desfile de domingo, dia 19, não se diferencia em nada do trajeto escolhido em anos anteriores, sendo que, o que haverá de novo, «certamente serão as máscaras e os fatos escolhidos pelos grupos e pelas pessoas que participam de forma individual», sublinhou Susana Reis. A começar nos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire, o desfile vai seguir pelo centro da vila, e terminará com uma festa na Baiuca, no largo da Igreja. A inscrição no desfile, «sem prazo definido», pode ser feita através de um formulário que se encontra disponível na página dos Quarentões e na página de Facebook da Mata Jovem, associação esta que também faz parte da organização dos festejos de carnaval em Mira de Aire.
No desfile quem ficar com o primeiro lugar «irá levar um kit de produtos locais» como prémio e todos os outros levarão um diploma de participação, referiu Susana Reis. O júri será composto por membros da organização a quem se juntam «o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara e o padre da paróquia».
«Este evento e a celebração do Carnaval na nossa comunidade é agregador e acaba por mobilizar a população na sua participação, quer como elemento que desfila e participa, quer como aquele que vê», frisou. Susana Reis acredita que estes momentos trazem felicidade a quem vive em Mira de Aire e no concelho de Porto de Mós, «mobilizando toda a comunidade, desde crianças a idosos», em prol dos festejos.