Chama-se CODAN, produz instrumentos médicos e o seu mais recente investimento vai criar 500 postos de trabalho na Alva de Pataias (Alcobaça), naquela que é mesmo a maior venda de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça para a criação de uma unidade de produção – cerca de 3 milhões de euros. A companhia dinamarquesa já adquiriu uma parcela significativa de terreno (17 hectares) da futura Zona Industrial da Alva, em Pataias, proposta aprovada por unanimidade em reunião de executivo municipal.
«Com esta venda, estamos a dar um novo impulso ao projeto da Zona Industrial da Alva. Aliando esta à Zona Industrial do Casal da Areia e à Área de Localização Empresarial da Benedita (em fase de conclusão), estamos a criar no concelho de Alcobaça condições de excelência para a instalação de novas empresas, atraído investimento, criação de emprego e estímulo a nossa economia local», diz o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, em comunicado.
A CODAN tem sede na Dinamarca, mas opera há várias décadas em território nacional. Esta será a segunda unidade fabril da marca em Portugal, além da atual, instalada em Odivelas.