Início » Entregues 164 distinções na Gala do Desporto e da Educação

Entregues 164 distinções na Gala do Desporto e da Educação

29 Setembro 2022
Catarina Correia Martins

Texto

Partilhar

Catarina Correia Martins

29 Set, 2022

O Festival Itinerâncias Viver acolheu mais uma Gala de Mérito da Educação e do Desporto do Município de Porto de Mós, que premiou crianças, jovens e adultos, que se distinguiram, quer a nível escolar, quer a nível desportivo. Foram entregues 164 prémios. Além de elementos do executivo camarário e de várias Juntas de Freguesia, estiveram presentes o diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós (AEPMós), Pedro Gil Vala, e a diretora pedagógica do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), Tânia Galeão, e ainda o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, e a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

A abrir a cerimónia, tomou a palavra o presidente da Câmara, Jorge Vala, que começou por dizer ser «um orgulho enorme» voltar a estar nesta gala «três anos depois» da sua última edição. De acordo com o autarca, «o reconhecimento do mérito faz parte de uma estratégia abrangente que coloca a Educação e a formação desportiva nas prioridades de ação do Município». Assim sendo, e falando apenas acerca do associativismo, Jorge Vala afirmou que o Município sempre esteve presente para apoiar as associações e «estimular a continuidade do projeto de formação nas várias modalidades, valorizando o investimento no papel do dirigente associativo». Nesse momento, houve tempo a uma «singela homenagem» a António Lima, presidente do Mirense, falecido recentemente: «Um dirigente de corpo inteiro, daqueles que, com naturalidade, nos vergamos pela obra que deixou, pela sua humildade, mas sobretudo pela paixão que colocou no cargo e ao serviço da União Recreativa Mirense. O Lima deixou-nos no dia 28 de agosto, com apenas 50 anos. Não o esqueceremos. Sei bem que o Mirense estará mais unido, a viver, em cada um dos seus dirigentes, a paixão com que o Lima viveu a função de ser o dirigente, um dirigente associativo de corpo inteiro, um exemplo», disse.

Jorge Vala virou-se depois para a Educação, frisando que «os tempos não foram fáceis», tendo-se vivido «momentos de incerteza, de medo, mas também de muita resiliência e de otimismo». Durante o tempo de pandemia, «a escola esteve e disse “presente”», mas «o Município [também] manteve sempre como primeira prioridade a excelência da formação dos jovens, proporcionando aos alunos, professores e a toda a comunidade escolar, as condições para que se mantivesse viva a importante cultura de excelência, através da saudável valorização do mérito», referiu

O presidente da Câmara referiu, ainda, a «luta muito difícil» para tornar a Escola Secundária de Porto de Mós prioritária para receber obras, naquilo que caracterizou como um processo «com muitas incompreensões e algum desinteresse por parte dos principais responsáveis do Ministério da Educação». «Tivemos compromissos de três secretárias de Estado», mas «nunca passámos de promessas», recordou, afirmando ainda que «o senhor diretor-geral, após reconhecer a urgência das obras, comprometeu-se a envolver-se na sua resolução e agora a Escola Secundária é uma das 32 do país classificadas com a necessidade de intervenção urgente», referiu.

Jorge Vala terminou a sua intervenção «reiterando a importância da formação»: «Nem todos têm de ser doutores, nem todos conseguem atingir o grau de qualidade do Cristiano Ronaldo – falo para todos vocês, alunos, mas também para os pais –, mas todos, sem exceção, serão, com certeza, melhores pessoas, se valorizarem a importância da formação», concluiu.

O mérito de toda a comunidade educativa

O diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, agradeceu ao Município por «estar disponível para inquietar [a direção-geral] para que se possa resolver os problemas». Os agradecimentos estenderam-se às «comunidades educativas» pelo «trabalho que fazem todos os dias». Gratidão também demonstrada a todos os professores pois o mérito dos alunos «é o resultado, sobretudo, do trabalho destes professores que estão, todos os dias, a trabalhar com os estudantes, [assim como] os técnicos que também os acompanham». «É impossível criar comunidades educativas de sucesso sem que todos trabalhemos em conjunto», frisou.

Por sua vez, a delegada regional, Cristina Oliveira, começou por parabenizar a Câmara Municipal pelo evento que «marca e assinala o quão importante é a Educação», «o suporte do desenvolvimento do nosso país» e sem a qual «nada seremos como nação». Dirigindo-se aos diretores das escolas, deixou a sua «homenagem a todos os profissionais da Educação»: «O meu eterno reconhecimento pelo vosso trabalho, sem o qual nunca seremos uma nação e nunca teremos uma identidade. E o trabalho que foi aqui mostrado por estes jovens é fruto, certamente, do vosso esforço, empenho, dedicação e profissionalismo», salientou, conquistando o aplauso do público. Cristina Oliveira terminou a sua intervenção dizendo julgar que, no que à Educação diz respeito, «o concelho de Porto de Mós está tranquilo, agarra os seus desafios, sabe lutar por eles, consegue alcançar, certamente, o seu propósito que é fazer dos seus alunos e das suas famílias, pessoas mais felizes, que, no fundo, é o que todos queremos», concluiu.

O aluno no centro de tudo

O diretor do AEPMós falou a todos sobre o provérbio africano que diz que «não basta uma família para educar uma criança, é preciso a aldeia inteira». Dizendo que o Agrupamento «tem como missão central a formação integral de diplomados ao nível da excelência académica, cidadãos criativos, autónomos, participativos, capazes de prosseguir os estudos em cursos universitários de referência ou de se inserirem na vida ativa, no mercado de trabalho transnacional, no tempo certo e no respeito pelo projeto de vida de cada um», Pedro Gil Vala referiu que o lema do AEPMós é “Erguer futuros, ser global… por todos”. Focado nesta perspetiva, citou o espanhol Fernando Savater, que diz que «cada qual é o que prova saber através do esforço e da capacidade que demonstra e não o que a sua origem biológica, racial, familiar, cultural, nacional ou outras o predestina a ser», para referir que as palavras “saber”, “esforço” e “capacidade”, em destaque neste excerto, têm sido também norteadoras do «percurso evolutivo» de cada um dos alunos. Terminando como começou, disse que, «olhando a assembleia» daquela noite, se pode «afiançar que [os alunos] podem contar com a aldeia inteira» para os «ajudar».

A diretora pedagógica do IEJ começou por dizer que aquela cerimónia «distingue tudo aquilo que o aluno é e todos os que contribuem para esse ser, pois o sucesso não é unicamente individual». «Nestes momentos, sentimos verdadeiramente que o sucesso está no envolvimento e na cooperação entre as famílias, as escolas e a comunidade, sendo que, juntos, trabalhamos mais e melhor para apoiar os jovens no seu percurso pessoal, académico e desportivo», frisou. Tânia Galeão disse ainda que, depois de dois anos de interregno, não podia «estar mais feliz por serem tantos, mas mesmo tantos, os jovens do concelho a ser reconhecidos». A responsável parabenizou o Município «por acolher, apoiar e reconhecer os jovens» e os «alunos e atletas por continuarem a revelar que nenhuma geração está comprometida e que o futuro está em muito boas mãos». «Parabéns ainda aos professores, treinadores, pais, familiares e amigos que são suporte nos momentos mais tristes e difíceis e nos momentos mais serenos e felizes, como o que vivemos aqui hoje», terminou.

Lista de premiados

Projetos e concursos
Beatriz Marques
Caetano Filipe
Camila Pereira
Constança Marques
Daniel Bento
Duarte Anastácio
Érica Silva
Guilherme Santo
Henrique Januário
Iara Ferreira
João Rosa
Laura Silva
Margarida Correia
Maria Jorge
Maria Matias
Mariana Amaro
Mariana Madeira
Marta Ladeiro
Marta Laranjeiro
Matilde Fernandes
Nuno Coimbra
Pedro Santos
Ricardo Pereira
Santiago Gomes
Sebastião Filipe
Simão Grazina
Sónia Paulo
Tiago Fortes

Desporto Escolar
Cristóvão Monteiro
Equipa de futsal do IEJ
Equipa de basquetebol do IEJ
João Salgado
Maria Jesus
Nuno Nogueira
Teresa Carneiro
Tiago Gomes

Melhor aluno – 1.º ciclo
Daniel Bento
Diana Marques
Duarte Ribeiro
Guilherme Santo
Inês Fazendeiro
Inês Filipe
Inês Justo
Inês Moura
João Tiago
Laura Valinho
Madalena Carreira
Maria Gomes
Maria Moutinho
Pedro Salgueiro
Salvador Vala
Vitória Neto
Xavier Lavrador

Melhor aluno – 2.º ciclo
Carolina Almeida
Duarte Silva

Melhor aluno – 3.º ciclo
Ana Lopes
Beatriz Rosa
Catarina Lobo
Joana Vieira
José Batista
Lara Carreira
Leonor Coelho
Tomás Torrão

Melhor média – 12.º ano profissional
Beatriz Pinheiro
Cristiana Gomes

Melhor média – 12.º ano regular
Joana Vicente
Maria Jorge

Melhor aluno do Secundário
Maria Jorge

Desporto
Adriana Lourenço
Alice Sousa
Ana Ferreira
André Moreira
Andrea Ferreira
Ângela Amado
Bárbara Pereira
Beatriz Almeida
Beatriz Rosa
Carlos Crespo
Carolina Monteiro
Carolina Sousa
Carolina Vieira
Constança Crachat
Constança Frazão
Cristiana Oliveira
Cristóvão Monteiro
Daniel Raposo
Daniela Santos
Denis Keyvan
Diana Almeida
Diana Marques
Diana Virgílio
Erika Amado
Equipa Iniciados Feminino Voleibol UR Mirense
Equipa Sénior Masculina Futebol AD Portomosense
Equipa Sénior Masculina Futsal ARCD Mendiga
Esmeralda Moreira
Fabiana Ferreira
Fábio Durão
Francisca Bento
Francisca Crachat
Francisco Calhau
Gabriel Catarino
Guilherme Santos
Helena Saraiva
Inês Coelho
Inês Fazendeiro
Inês Marques
Inês Matos
Inês Pires
Irina Pereira
Isa Ferreira
Joana Amaro
Joana Carvalho
Joana Laureano
Joana Vala
João Calhau
João Martins
João Sousa
Joice Lourenço
Juliana Moreira
Lara Beato
Lara Pinto
Leonor Bento
Leonardo Cordeiro
Leonor Coelho
Leonor Domingues
Leonor Encarnação
Lorena Ferreira
Madalena Ferreira
Madalena Madeira
Mafalda Bento
Mafalda Costa
Manuel Bartolomeu
Margarida Moreira
Margarida Pereira
Maria Botelho
Maria Fonte
Maria Matos
Maria Novo
Maria Silva
Mariana Cardoso
Mariana Rosa
Marta Fernandes
Martinho Saragoça
Matilde Carreira
Matilde Ferreira
Matilde Monteiro
Matilde Vieira
Miriam Fernandes
Nuno Nogueira
Patrícia Vieira
Rafael Catarino
Rafaela Pires
Raquel Almeida
Renata Pinheiro
Rodrigo Esteves
Rodrigo Romano
Salvador Perfeito
Samuel Sousa
Steven Coelho
Tatiana Komar
Tomás Mendes
Vanda Alves
Vitória Perfeito

Foto | Catarina Correia Martins

Assinaturas

Torne-se assinante do jornal da sua terra por apenas: Portugal 19€, Europa 34€, Resto do Mundo 39€

Primeira Página

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Em Destaque