Início » Equipas de sapadores florestais do concelho recebem novo trator

Equipas de sapadores florestais do concelho recebem novo trator

10 Novembro 2022
Jéssica Silva

Texto

Partilhar

Jéssica Silva

10 Nov, 2022

Duas equipas de sapadores florestais da Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros (ADSAICA), da qual faz parte o concelho de Porto de Mós, receberam, no passado dia 31 de outubro, um Trator Valtra Serie A (115 cv), atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que representa um investimento «na ordem dos 80 a 90 mil euros». Este novo equipamento irá «aumentar a capacidade de intervenção» destas equipas na «prevenção estrutural» e na «intervenção na infraestruturação do território», explica Rui Pombo, diretor regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF, em declarações a O Portomosense.

A entrega deste novo equipamento decorreu no Chão das Pias (Serro Ventoso), durante a qual foi feita uma demonstração da utilização do equipamento, perante o olhar atento dos 10 elementos das duas equipas de sapadores florestais, cujo trabalho Rui Pombo faz questão de realçar: «Dar uma nota muito importante da importância que estas equipas representam na infraestruturação e salvaguarda do território, na minimização de riscos e, também, não sendo displicente, na promoção de emprego, pois estamos a falar de 10 elementos que estas duas equipas têm (cinco cada uma delas)». Uma das equipas é gerida com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós e a outra pela Junta de Freguesia de Serro Ventoso, cabendo ao ICNF fazer a «coordenação de parte da atividade» realizada pelas duas equipas. «Todo esse trabalho, por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, é de saudar, no apoio que dão ao financiamento destas equipas», sublinha, ainda, o responsável. Ambas as entidades estiveram representadas no momento da entrega pelos respetivos presidentes, Jorge Vala e Carlos Cordeiro.

Esta atribuição surgiu no âmbito de uma candidatura ao Aviso – Cedência Máquinas e Equipamento III, um programa de «reequipamento das equipas de sapadores florestais», para o qual se candidataram várias equipas. Este trator, agora pertencente às duas equipas de sapadores florestais, vem dotado de várias alfaias, entre as quais uma lâmina frontal tilt-dozer, um guincho frontal, um destroçador de martelos e, ainda, uma capinadeira de correntes.

Foto | Jéssica Silva

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque