A Valorlis já entregou os prémios relativos ao Programa Ecovalor – concurso “Separa e Ganha”, que em 2022/2023 acumulou, entre mais de 22 mil participantes de 82 estabelecimentos de ensino, 285 toneladas de resíduos recicláveis, 154 toneladas de papel/cartão, 44 toneladas de plástico/ metal e 86 toneladas de vidro. Segundo comunicado da empresa, a escola que mais resíduos recolheu, a EB1 do Cercal, concelho de Ourém, reciclou 337 quilogramas por aluno, batendo a larga distância a EB1 de Outeiro da Fonte, Leiria e o Jardim de Infância da Boavista, Marinha Grande, respetivamente com 166 e 167 quilogramas por aluno.
O Programa Ecovalor – concurso “Separa e Ganha” desafiou as escolas da área de influência da Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Ourém «a apostar na sensibilização junto da comunidade», promovendo a recolha de resíduos domésticos que foram recolhidos pela Valorlis e posteriormente enviados para reciclagem. De acordo com a Administradora Delegada da empresa, Marta Guerreiro, assistiu-se em 2022/2023 «a um aumento da participação das instituições e consequentemente das quantidades separadas na comunidade escolar, com destaque para a recolha de papel e cartão, onde as famílias se revelaram grandes entusiastas da reciclagem».
O Portomosense procurou a listagem completa das escolas participantes e dos totais de resíduos amealhados, mas não teve resposta atempada da Valorlis até ao fecho desta edição.
O programa vai continuar em 2023/2024.