São Bento já possui o seu próprio Espaço Cidadão, que está em funcionamento desde a sua inauguração, a 11 de novembro, e que pretende, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Luís Ferraria, tornar-se mais um benefício para os seus fregueses.
O autarca, durante a cerimónia de abertura do espaço, revelou que este é um serviço «muito importante» e que permite aos moradores tratar de vários assuntos com mais facilidade e rapidez: «Os nossos fregueses de São Bento, e não só, que tinham de se deslocar a Porto de Mós ou outros sítios, já podem fazer aqui a renovação do cartão do cidadão, consultar os registos criminais e renovar a carta de condução», explicou.
Este serviço, que esteve em preparação ao longo de um ano, vai ser prestado por duas funcionárias da freguesia que receberam formação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
O presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, que também esteve presente na cerimónia de inauguração, teceu elogios à iniciativa da freguesia e realçou a proximidade que vai trazer para os moradores de São Bento: «Este é um momento importante porque estamos a inaugurar um espaço que visa aproximar os cidadãos aqui da sede da freguesia. Mas sobretudo proporcionar-lhes um serviço que os evita de irem à sede de concelho ou de outras freguesias vizinhas, para o fazer».
De acordo com o autarca, aderir à oportunidade de poder ter um Espaço Cidadão em São Bento foi iniciativa da freguesia, mas que sempre recebeu o apoio da câmara, nomeadamente através do gabinete de informática, que ajudou na instalação do material técnico.
Jorge Vala explicou ainda que a instalação deste serviço foi financiado pelo Estado, através do Plano de Recuperação e Resiliência, mas que no futuro qualquer outra freguesia que pretenda ter um Espaço Cidadão terá que candidatar-se ao Portugal 2030.
Foto | Fábio Sousa