A Câmara Municipal cedeu o antigo espaço do Jardim de Infância da Tremoceira ao Centro Cultural Recreativo de S. João da Tremoceira, com a aprovação da Assembleia de Freguesia das Pedreiras. O presidente, Jorge Vala, disse na reunião de Câmara que “esta é uma prática já feita pelo anterior executivo e que é para continuar se o processo de descentralização das Juntas de Freguesia avançar”, permitindo a cedência dos espaços devolutos às Juntas.

No caso concreto da cedência das escolas, o dirigente considera que estas “fazem parte da identidade da comunidade” e por isso “não faz sentido vender um espaço que é público e que pode ser usufruído por todos”. No entanto, Jorge Vala pede que o espaço, durante os cinco anos de cedência, com possibilidade de renovação, “não fique ao abandono e que [lhe] seja dada a devida utilização”. O Centro Cultural Recreativo de S. João tem ainda de cumprir duas obrigações: acomodar a associação de pais e permitir aulas de ginástica uma vez por semana.

Estes espaços devolutos têm ainda objetivos sociais, com o intuito de acolher alguns projetos, como é o caso da Refood, que desempenha um trabalho no combate ao desperdício alimentar. A “luta contra o isolamento da terceira idade, o projeto de proteção civil e a formação na área de segurança rodoviária” são outras das metas para estes espaços, explica o presidente. Rui Marto, vereador do PS, deixa ainda o repto para que estes espaços sirvam para o “acolhimento de crianças e jovens em situação de perigo”.