No ano de 2022, Júlia Balieiro abriu sozinha o espaço Oasis4kids na vila do Juncal com uma missão: oferecer um ambiente inspirado na abordagem Montessori, permitindo que crianças até aos três anos de idade pudessem explorar e desenvolver habilidades de forma livre, segura e independente. Com uma vasta lista de opções no que toca a atividades, as famílias podiam usufruir, para além do espaço infantil, de retiros, workshops ou terapias.
Atualmente, os planos são outros. O Oasis4kids vai sair do Juncal e passará a ser uma associação sem fins lucrativos, ganhando uma nova morada na cidade de Leiria. Para Júlia Balieiro, a mudança foi espoletada pela necessidade de harmonizar os valores do projeto com a comunidade e pela grande afluência de pessoas das cidades de Leiria e Marinha Grande.
«Inicialmente, pensei que já existem projetos assim em Lisboa, projetos parecidos e são todos muito caros, parece que é a elitização do conceito, com a qual eu não concordo nada. E também pelo facto de estar sozinha, com uma associação tenho pessoas comigo, então integrar outras energias e personalidades é sempre uma boa ideia», revela a responsável, que acrescenta também que «90% das pessoas que foram ao Juncal amaram a ideia, o conceito, mas deixaram de ir por causa da distância». «Era sempre muito longe de Leiria e acho que 90% das pessoas vinha de Leiria ou da Marinha Grande», adiciona.
O novo espaço vai albergar dança e yoga para bebés, o playgroup, um espaço de coworking e babysitting e um bar. No entanto, os horários não serão tão alargados, tendo em conta que o playgroup só funcionará da parte da tarde das 13 às 17 horas.
Método Montessori é ainda novidade para muitos
Desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori (1870-1952) através de pesquisas científicas e empíricas, este método ainda é desconhecido para muitas pessoas, enquanto outras já o procuram ativamente. «Tivemos pessoas que já conheciam o método Montessori, a educação alternativa, a disciplina positiva, e tivemos pessoas que não faziam ideia, que tinham aquela educação mesmo tradicional e nesse caso tivemos pessoas que não entendiam muito bem quando a criança brincava sozinha e não interagia com as outras», adianta.
Júlia Balieiro explica ainda que neste sistema educativo «a criança é livre para escolher aquilo com o que quer trabalhar e não é interrompida», tal «como não se interromperia um adulto no trabalho». Este sentido de independência para as crianças permite que os «brinconautas», como Júlia Balieiro lhes chama, possam «errar, sem serem liderados por adultos numa sala de aula», acreditando no «brincar com a criança, em vez de brincar por ela».
Atualmente, a associação tem em curso uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar fundos para a compra de brinquedos, materiais educativos e destinados a despesas necessárias para abrir oficialmente o novo espaço.
No dia 30 de junho, a Oasis4kids estará também presente numa feira em Leiria com o mesmo propósito, contando com várias atividades para os mais novos.
Foto | DR