Com a participação de 20 jovens, o Movimento Católico de Estudantes (MCE) da diocese de Leiria-Fátima levou a efeito na vila de Porto de Mós, um encontro de Reflexão e Oração.
De acordo com a organização, o encontro realizado entre os dias 1 e 3 deste mês, teve como finalidade «sair da rotina, da realidade onde vivem os estudantes, cheia de ocupações e pressa», uma vez que se tratava de uma ação «feita por jovens e para jovens», sendo por isso «um espaço onde se pode viver o que realmente importa».

Depois de referir que o MCE tem como objetivo «mostrar aos jovens que ser católico não é só ir à missa ou à catequese», a Coordenadora dos Setores do Ensino Básico e Secundário do MCE, Marta Rodrigues, adianta que os jovens «podem assumir a fé através dos seus atos diários, sendo jovens autónomos que se questionam sobre o meio em que se inserem, começando na escola». 
A responsável explica que o encontro de Porto de Mós, designado por Encontro de Reflexão e Oração, «abordou temas acerca daquilo que nos adormece para a nossa Fé, tudo aquilo que nos distrai da vida Cristã, como as redes sociais, os ídolos, as falsas amizades, o materialismo e as falsas imagens que temos de Deus».

Os participantes puderam ainda «falar sobre a nossa vocação, isto é, qual o plano que Ele tem para nós», sendo que os jovens «se mostraram bastante recetivos a este tema, o que formou um ambiente de partilha e união entre os todos».

A escolha de Porto de Mós para a realização deste encontro não aconteceu «por já ter sido o lugar de muitos outros encontros do movimento», mas também «por estar perto da área da residência de alguns dos militantes», acrescenta Marta Rodrigues.

De acordo com a Coordenadora dos Setores do Ensino Básico e Secundário, em «todos os encontros procuramos seguir o Método de Revisão de Vida, utilizado pelo nosso Movimento», constituído por três partes, a saber: «Ver aquilo que nos rodeia, Julgar o que se passa à nossa volta pelo olhar de Deus e Agir para mudar o nosso meio de alguma forma».

O MCE é um movimento de jovens para jovens, implementado na diocese de Leiria-Fátima desde 1989, tendo agendados para o corrente ano outros encontros, como o Encontro Diocesano do Setor do Ensino Superior, a 16 de março; o Encontro Diocesano dos Setores do Ensino Básico e Secundário de 17 a 19 de maio e ainda o Acampamento de Verão, a realizar-se de 23 a 29 de julho.