Nove estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) acabam de lançar um projeto de voluntariado com o principal objetivo de ajudar colegas que se encontrem em isolamento ou em quarentena. A iniciativa chama-se “Pede&Recebe” e todos os dinamizadores são estudantes que de forma gratuita estão disponíveis para comprar bens essenciais e entregar os mesmos nas respetivas casas.

Os estudantes isolados que pretendam solicitar apoio devem fazer um pedido à “Pede&Recebe”, preenchendo um formulário. Posteriormente, os voluntários entrarão em contacto com o estudante que recorreu a esta ajuda, pedindo-lhe a sua lista de compras. Os estudantes responsáveis pelo pedido encarregar-se-ão dessa tarefa. «Após as compras, o valor total é enviado ao estudante que solicitou o apoio e este procede à transferência da quantia. A equipa leva as compras a casa do estudante, tendo sempre em atenção todas as normas de segurança e higiene», explicam em comunicado, os jovens empreendedores e dinamizadores da ação.

A iniciativa que tem como mote “Um Projeto de Estudantes para Estudantes” pretende minimizar o impacto da pandemia no contexto da comunidade académica e conta com o apoio institucional do Politécnico de Leiria e do Serviço da Pastoral do Ensino Superior (SPES) – Diocese Leiria-Fátima.