O projeto Explica-me, promovido pela equipa da Cáritas Jovem, grupo da Cáritas Diocesana de Leiria comemorou no passado dia 31 de janeiro, seis anos de existência.

Para assinalar o aniversário foi gravado um vídeo onde atuais e anteriores voluntários dão os parabéns ao projeto e, de forma unânime, fazem balanço extremamente positivo da iniciativa que durante os últimos seis anos já deu apoio escolar a cerca de 60 crianças e adolescentes oriundos de famílias economicamente carenciadas, e envolveu outros tantos voluntários.

Na génese deste projeto está a Cáritas Jovem, um grupo que foi formado por «amigos e antigos monitores da Colónia Balnear da Cáritas Diocesana de Leiria que pretendiam dar uma nova expressão ao trabalho desenvolvido pelos jovens nesta organização». Uma da formas que encontraram de o fazer foi, precisamente, pela criação e dinamização do Explica-me, um projeto em que um grupo de voluntários se disponibiliza a dar explicações gratuitas a crianças e adolescentes dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, oriundas de famílias economicamente mais desfavorecidas acompanhadas pela Cáritas Diocesana.

O Explica-me é dinamizado, exclusivamente, por jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, já licenciados ou a frequentar o ensino superior, e tem como grandes objetivos «combater o insucesso escolar e garantir um melhor aproveitamento escolar, orientar a metodologia de estudo nas disciplinas cujos educandos tenham maior dificuldade em esclarecer questões relativas aos conteúdos e trabalhos das diversas disciplinas académicas». Apresenta-se, assim, «como uma resposta alternativa às dificuldades apresentadas pelas famílias no campo da educação».

No presente ano letivo conta com um grupo de 20 voluntários que prestam apoio a 18 crianças e jovens. Tendo em conta «a situação atual e de modo a salvaguardar o bem-estar e saúde de todos os intervenientes, as explicações presenciais foram interrompidas, estando o apoio a ser disponibilizado através dos meios digitais».