A 5.ª edição da Feira da Saúde e Bem-Estar de Porto de Mós aconteceu este mês ao longo de quatro dias com o tema Coração Saudável em destaque. De acordo com a Vereadora da Saúde, Telma Cruz, a envolvência da comunidade no evento, que contou com a participação de «36 entidades» do concelho foi, no geral, positiva», no entanto, «o facto de esta iniciativa ter decorrido numa data diferente das edições anteriores, condicionou uma maior participação por parte do público em determinados momentos», considerou. A vereadora destacou, contudo, o «grande envolvimento dos parceiros desde a elaboração do programa até à sua concretização», com espetáculos, palestras, workshops e mesas redondas, onde se falou sobre doenças, tratamentos e prevenção.
A conferência O Coração e a Diabetes abriu o evento no dia 4 e contou com a participação de «mais de uma centena de pessoas da comunidade», que se reuniram no Cineteatro de Porto de Mós para assistir à sessão. No dia 5 de maio, as atividades decorreram nas escolas do concelho com a participação dos alunos do 1.º e 2.º ciclos de escolaridade com as atividades Cuide do seu coração pela sua alimentação e Apreender a ler rótulos. O dia terminou com uma caminhada na vila de Porto de Mós, inserida no Tok’Andar, «com cerca de uma centena e meia de participantes» que caminharam cerca de oito quilómetros, referiu Telma Cruz.
Durante o fim de semana, dias 6 e 7 de maio, a Feira decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Porto de Mós com workshops, palestras, mesas-redondas, espetáculos de stand-up comedy e demonstrações de atividades desportivas e rastreios. «Em alguns períodos do dia houve uma menor adesão do público, ainda assim, passaram no espaço da Feira, nomeadamente no sábado à noite e no domingo durante a tarde, algumas centenas de pessoas», avançou a vereadora.
O evento, que se dinamizou este ano pela quinta vez, deve continuar a ser realizado e promovido em Porto de Mós, na ótica da vereadora, sendo que esta é «uma iniciativa muito importante para continuar a promover a literacia em saúde, hábitos e estilos de vida saudáveis», bem como «para divulgar os serviços e entidades existentes no concelho no que diz respeito à saúde e bem-estar», defendeu Telma Cruz.
Fotos | Luís Vieira Cruz