De 10 a 12 de maio decorreu nas Pedreiras mais uma edição do Recriar os 13, evento promovido há seis anos a esta parte pela Casa do Povo local.
A iniciativa inspirada na secular e afamada Feira dos 13 manteve o essencial do programa e terminou com sucesso idêntico, diz a O Portomosense o presidente da Casa do Povo das Pedreiras, José Carlos Silva.
Segundo o dirigente, «de ano para ano há cada vez mais expositores e maior número de visitantes» e isso é algo que o deixa satisfeito e à sua equipa, bem como às entidades parceiras, nomeadamente a Junta de Freguesia, o Rancho Folclórico e a comissão de festas do Centro Cultural e Recreativo de São João da Tremoceira.
O recordar da feira cuja génese se acredita que remonte ao século XVIII e que perdurou até ao final dos anos 80 do século XX começou na sexta-feira, 10, com tasquinhas asseguradas pela Casa do Povo, Rancho e associação da Tremoceira. As três optaram por servir petiscos, o que agradou aos visitantes. A noite terminou com a atuação de dois grupos musicais.
No sábado, 11, foi inaugurada a exposição/venda de artesanato com a participação de 19 artesãos da freguesia e do concelho, assim como de Alcobaça, Leiria e Coimbra.
No mesmo dia teve lugar o 2.º Concurso de Arroz Doce, que voltou a ser um sucesso. Este ano, a verba angariada junto de quem quis provar o conhecido doce, reverteu a favor da Associação de Pais da Escola do 1º Ciclo. À noite voltou a música com mais uma banda convidada.
No domingo, dia 12, ao final da manhã, foi celebrada missa campal. À tarde, o Rancho Folclórico das Pedreiras realizou mais um encontro de grupos de cavaquinhos. Além do “da casa”, participaram Entre Serras (Mira de Aire) e Os Farra (Alcobaça). Já na reta do Recriar os 13 foi conhecido o vencedor do concurso do melhor arroz doce.
Durante os três dias, além das bancas de artesanato e de salgados e doces, os visitantes puderam apreciar de perto vários animais, elemento incontornável e emblemático da original Feira dos 13. Houve, ainda, insufláveis para os mais novos.
Foto | Isidro Bento