Foto: Beatriz Sousa

A pista do Figueiredo, na Ribeira de Cima, acolheu nos dias 16 e 17 de março a segunda etapa da Taça de Portugal na categoria C2, organizada pelo Clube Desportivo Ribeirense (CDR). Entre os cerca de 170 participantes, sagrou-se vencedor da Elite masculina o madeirense Pedro Silva (Caniço Riders), seguido do espanhol Carlos Haro (Bull Bikes Dh Team) e do francês Amaury Pierron (Commençal/Vallnord), que foi campeão da Taça do Mundo no ano passado. Na Elite feminina o destaque vai para a francesa Myriam Nicole (Commençal/Vallnord) que ficou em primeiro lugar, seguida da alemã Sandra Rübesam (Rsg Olympiapark Munich/Nukeproof) e da portuguesa Margarida Bandeira (Montanha Clube/LouzanPark).

O diretor de prova, Nuno Louro, afirma que o balanço é positivo, embora a chuva, no domingo tenha condicionado a prestação dos atletas de Elite que «não desceram com as mesmas condições pelo facto de o piso estar molhado» e se assim não fosse, «podiam fazer melhores tempos». Nuno Louro salienta a elevada participação de pilotos estrangeiros (cerca de 40), facto que justifica com a data da prova: «Nesta altura muitas equipas vêm para Portugal fazer a pré-época, antes de começarem as provas da Taça do Mundo que arranca em abril. Assim, aproveitamos os estrangeiros que estão cá, é melhor em termos competitivos e tem maior retorno para a organização», explica. Também o número de inscritos foi superior ao do ano anterior, em quase meia centena de pilotos.
No evento que contou com cerca de 60 voluntários na organização, participaram três atletas do Team Ribeirense, a equipa do clube organizador, um na categoria Elite e dois em Masters 40.

Direção do Clube satisfeita

Em declarações ao nosso jornal, o presidente do CDR, José Bento, faz também um «balanço bastante positivo», dado que, tirando a chuva, «correu bem»: «Tivemos bastante gente [a assistir], muitos pilotos, nacionais e estrangeiros». O dirigente revela que a organização, este ano, «trabalhou mais a pista» e que «o feedback [dos participantes] foi excelente» e «não houve nada a apontar».
José Bento lembrou que «já há uns bons anos que o CDR organiza provas deste tipo» e que «esta zona tem todas as possibilidades de vir a afirmar-se cada vez mais». «Para o próximo ano cá estaremos outra vez, tão bem ou melhor se possível», promete.

Vencedores:

Elite Masculino
Pedro Silva (Caniço Riders)

Elite Feminino
Myriam Nicole (Commençal/Vallnord)

Cadete
Nuno Reis (Maiatos)

Júnior
Eduardo Simões (Montanha Clube/LouzanPark)

Master30
Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo)

Master 40
Miguel Santos (a correr a título individual)

Master 50
Antero Oliveira (Bike House DH Team/Guimarães)

Master Feminina
Ana Martins (Casa do Povo de Abrunheira)

 

Co-Autores: Isidro Bento e Jéssica Moás de Sá