Filipe Vitorino, do Clube de Natação de Rio Maior, foi o vencedor da 36.ª edição do Grande Prémio de Atletismo da Mendiga, prova de 15 quilómetros que teve lugar durante a manhã de domingo. O atleta fez o tempo de 00h48m04s (cerca de minuto e meio a menos que o vencedor da mesma prova no ano passado). Em segundo lugar ex aequo, João Ferreira, do MF Grupo, e Pedro Alves, do Run Tejo Prevent Sprain, ambos a apenas 13 segundos do vencedor. Na terceira posição ficou Tomás Cerveira, do CNRM, com 00h50m11s. Fábio Durão, o atleta do concelho que mais tem estado em evidência, completou os 15 quilómetros em 0052h53m, classificando-se, então, em quarto lugar, tendo sido, naturalmente, o melhor da freguesia e do concelho.
A título de curiosidade refira-se que Pedro Alves, que este ano dividiu o segundo lugar com o atleta do MF Grupo, foi o vencedor da prova no ano passado. Filipe Vitorino, que venceu este ano, retirou cerca de meio minuto ao tempo conquistado por Alves, nessa altura.
Patrícia Carreira, do Clube Desportivo de Espite, 21.ª da Geral, foi a melhor das atletas femininas. Fez o percurso em 00h58m07s. Ana Paula Gorjão Henriques, da Saca Trilhos Anadia, a segunda entre as mulheres, fez o tempo de 00h58m24s. A terceira posição coube a Adriana Coelho, do Industrial Desportivo Vieirense, com 1h03m20s. Bárbara Sequeira, do GDRC Unidos, foi a melhor atleta feminina do concelho (1h09m00s) e Diana Vendeiro, do CCDR Arrimal/Morcegos, a mais bem classificada da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga (1h12m39s).
Por equipas venceu o GRF Benedita – Atletismo. O CCRD Arrimal/Morcegos ficou no terceiro lugar. No total, completaram a prova 147 atletas.
Antes da prova sénior, tiveram lugar provas de Benjamins A e B, Infantis, Iniciados e Juvenis. Como também já é hábito, em “paralelo” à prova principal, teve lugar uma caminhada pela freguesia.
Foto | Isidro Bento