A Junta de Freguesia de Serro Ventoso está a desenvolver várias iniciativas para divulgar e promover a profissão de cabouqueiro, assim como a importância da pedra para a freguesia. Para tal, a autarquia elaborou um vídeo, com a criação e produção da Animatheias – Mascotes em Movimento, em que um fantoche de um galo – o Galo Cabouqueiro – conta a sua história e a da sua profissão. De acordo com o presidente de Junta, Carlos Cordeiro, a profissão de cabouqueiro é «dominante» na freguesia e esta é uma maneira de «promover o galo» e, ao mesmo tempo, «promover uma profissão que é extremamente importante».

O vídeo foi já reproduzido durante a Semana da Educação, que juntou milhares de crianças em Serro Ventoso. A par do vídeo, para o público infantil, foi também elaborado um livro, que conta a mesma história e que deve “sair” à rua dentro de um ou dois meses. Além da história, o livro disponibiliza algumas páginas para colorir. Carlos Cordeiro adiantou ao nosso jornal que os livros vão ser distribuídos às crianças da escola de Serro Ventoso e que ficarão, depois, disponíveis para venda na Junta de Freguesia e no quiosque da localidade.

Também para os adultos está a ser elaborado um livro, no fundo «uma pequena homenagem» aos cabouqueiros da freguesia. A autora tem vindo já a fazer algumas entrevistas para falar da profissão, das pedreiras e «perpetuar o nome de pessoas que lá trabalharam e que já faleceram». Este livro não tem ainda data de lançamento prevista.

Com Inês Neto Silva