Um jornal não se faz sem leitores e uma rádio não se faz sem ouvintes, isto é ponto assente tanto na redação d’O Portomosense como na equipa da Rádio Dom Fuas. Estes dois órgãos de comunicação social são por si só distintos quer na forma, quer no conteúdo, mas a missão principal não deixa de ser a mesma, chegar até si, que nos lê ou ouve todos os dias.
É precisamente por sentirmos que o jornalismo tem que ser feito junto dos nossos que nos preparamos para arrancar em direção até à sua freguesia e por aí assentar arraiais. Já a partir deste sábado, dia 14 de setembro, iniciamos um périplo pelas 10 freguesias do concelho de Porto de Mós. A estreia deste nosso novo projeto de proximidade, que recuperou o nome de uma antiga rubrica batizada de Gentes e Lugares, vai ser em pleno Viver – Festival Itinerâncias, no Ecoparque Verde da Calvaria de Cima. A partir das 11 horas da manhã e até às 13 estaremos em direto, a transmitir em simultâneo nas nossas três frequências de rádio (100.1, 98.5 e 91.9), com as principais figuras desta localidade e seus arredores. O nosso desígnio é simples: amplificar as vozes de quem pertence às verdadeiras forças vivas que teimam, e ainda bem, em fazer deste um concelho ativo e com pés para andar para a frente. Queremos dar a conhecer as suas histórias, os seus projetos imediatos e de futuro, e também queremos saber o que mais as inquieta.
Será através de um diálogo informal promovido sem filtros – ou não estivéssemos nós a celebrar os 50 anos desde a conquista de Abril -, e num ambiente convidativo a todos aqueles que a nós se quiserem juntar, que iremos tentar saber um pouco mais sobre cada localidade.
Esta iniciativa partiu d’O Portomosense e da Rádio Dom Fuas, mas nós não caminhamos sozinhos. Doravante, o Gentes e Lugares não será só nosso. Será também de todas as nossas gentes, de todos os nossos lugares… O primeiro a dar-nos a mão foi o elenco da Junta de Freguesia da Calvaria de Cima. O projeto está em vias de passar do papel para a rua, portanto, quando nos vir por lá, visite-nos! Quanto às próximas paragens, falaremos delas muito em breve. Até lá, continue a acompanhar-nos com a certeza de que num piscar de olhos vamos estar junto de si.