A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Leiria, está a promover pelo distrito, e agora também pelo concelho de Porto de Mós, um conjunto de sessões de esclarecimento à população levadas a cabo no âmbito do Plano Integrado de Policiamento, Prevenção e Segurança (PIPPS).
Em comunicado, esta força de natureza militar explica que «o PIPPS consiste numa plataforma móvel, dotada de ferramentas tecnológicas de apoio ao serviço policial», que terá a particularidade de contar com a presença e colaboração de «militares dotados de experiência e conhecimento», cujas principais funções passarão pela prestação de informações e esclarecimentos de dúvidas à comunidade «sobre variadas temáticas», sejam elas de âmbito policial, ambiental, rodoviário ou preventivo.
Deste Plano Integrado de Policiamento, Prevenção e Segurança fazem parte, desde o passado sábado, dia 1 de julho, os municípios de Leiria, Batalha e também Porto de Mós.
Na mesma nota, a Guarda Nacional Republicana dá conta que, nestas sessões de esclarecimento, também poderão ser efetuadas «denúncias ou queixas, solicitações de emissão de certidões e a obtenção de esclarecimentos relacionados com programas específicos como a Floresta Segura, a Escola Segura, Idosos em Segurança, Comércio Seguro, Violência Doméstica, entre outros».
A primeira sessão do PIPPS no nosso concelho decorreu durante a passada terça-feira, primeiro junto à Junta de Freguesia da Calvaria de Cima, entre as 9 e as 12 horas, e posteriormente nas imediações da Junta de Freguesia do Juncal, entre as 13 e as 16 horas. Já as sessões seguintes estão agendadas para amanhã, dia 11 de julho, de manhã na Junta da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, e de tarde, também com os mesmos horários da anterior, na Junta de Freguesia das Pedreiras. Por fim, a unidade móvel e os militares especializados fazem-se deslocar até Porto de Mós, esta sexta-feira, dia 14, onde “assentarão arraiais” desde as 8 às 13 horas no Mercado Municipal.
Este projeto, que tem como grande meta a aproximação da Guarda Nacional Republicana à população em geral, está em vigor desde janeiro de 2023, altura em que se estreou numa dúzia de freguesias do concelho de Leiria.
Além das datas e locais enunciados, o Plano Integrado de Policiamento, Prevenção e Segurança já esteve, dia 6 de julho, nas localidades de Caranguejeira e Santa Eufémia e Boa Vista, e vai estar hoje, dia 10, na Junta de Freguesia da Amor, dia 13 no Mercado da Maceira, dia 17 na Junta de Freguesia dos Milagres e em Regueira de Pontes, dia 18 no Centro de Saúde das Cortes, dia 20 no Mercado de São Mamede (Batalha) e dia 24 no Mercado da Memória (Leiria) e na Junta de Freguesias de Colmeias e Memória.
Foto | JF Juncal