Uma das provas mais emblemáticas da região e que, nos últimos anos, mais atletas tem movimentado está de regresso ao concelho de Porto de Mós. O 33.º Grande Prémio de Atletismo de Mendiga agendado para o próximo dia 28 de novembro (domingo) tem início marcado para as 11 horas. A prova contempla uma distância de 15 quilómetros e é, mais uma vez, organizada pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva (ARCD) de Mendiga. Tanto a partida como a chegada serão realizadas no recinto da associação e o percurso será feito da seguinte forma: Mendiga, Marinha da Mendiga, Lagar Novo, Mato Velho e Serro Ventoso. Além desta, haverá ainda uma prova não competitiva, que arrancará dez minutos depois (11h10), uma caminhada rural com aproximadamente 5 quilómetros e cujas inscrições poderão ser feitas até ao dia da prova.

A prova será disputada numa única corrida para todos os escalões que, no caso dos masculinos, vai desde os seniores (nascidos em 2001 e anos anteriores) até aos veteranos (de 35 anos até idades superiores a 65 anos). Nos femininos estão contemplados os seniores (nascidos em 2001 e anos anteriores) e os veteranos (entre os 35 até idades superiores a 40 anos). No mesmo dia, haverá, ainda, uma prova juvenil direcionada aos escalões benjamins A e B, infantis e iniciados, femininos e masculinos. A prova de 700 metros, direcionada para os benjamins A e B (2010 a 2014), está agendada para as 10h05. Antes disso, pelas 10 horas, é a vez dos escalões infantis e iniciados (2009 a 2006) correrem 1500 metros.

Os três primeiros de cada escalão terão direito a um troféu e à chegada à meta haverá lembranças para todos os atletas. Segundo a informação que consta no site Recorde Pessoal, «a entrega de prémios e taças da prova competitiva decorrerá nas instalações da Associação Recreativa Cultural e Desportiva (ARCD) de Mendiga, por volta das 14horas». No caso dos prémios da prova juvenil, a entrega de prémios apenas acontecerá depois da chegada «de todos os participantes da mesma». Além desta, vão ser também sorteados alguns prémios aos «participantes inscritos na prova principal e caminhada».

O limite de inscrições (pagas) está fixado nas 600 e o custo varia consoante a altura. Quem se quiser inscrever até à próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, terá que pagar oito euros, após essa data, o valor passa a ser de 10 euros. Porém, o limite máximo para o fazerem é dia 26 de novembro. As inscrições devem ser feitas através do site Recorde Pessoal, onde após preencher todos os campos do formulário receberá uma entidade e referência. Após confirmação da mesma, ser-lhe-á enviado um e-mail de confirmação e dorsal atribuído.

No final das provas, haverá, também, o tradicional almoço nas instalações da associação.