Isa Ferreira, do Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP), sagrou-se campeã nacional de marcha em estrada na categoria sub-18, 5 km femininos. A atleta bateu o seu recorde pessoal (fazendo o percurso em 26 minutos e 25 segundos) no Campeonato Nacional de Marcha, que se realizou no passado dia 16, na Zona Industrial de Porto de Mós.

Na categoria principal, os 35 quilómetros, deste que já vem sendo um campeonato histórico no concelho, os vencedores foram Inês Henriques, do Clube de Natação de Rio Maior, bem conhecida dos portomosenses, e Rui Coelho do Benfica. O marchador dos vermelhos terminou a prova com 12 minutos de avanço do segundo classificado, David Tokodi. Ausência notada foi a do atleta olímpico, João Vieira que figura pelo Sporting.

Inês Henriques sagrou-se campeã nacional de seniores e veteranos, começando por terminar em primeiro lugar a prova de 20 quilómetros e triunfando depois na de 35. Nesta última foi seguida de Vitória Oliveira (Sporting de Braga) e Sandra Silva (Atlético Clube Póvoa do Varzim), que conquistaram o segundo e terceiro lugares respetivamente.

Em sub-23 a campeã foi Andreia Lourenço (CPPEA), que marchou sem concorrência. Isa Ferreira arrecadou então o ouro das sub-18, ficando a prata para Matilde Sousa (Sporting) e o bronze para Inês Belbute (ACDRA). Isa Ferreira estará, no próximo mês, em competição no Campeonato Nacional Sub-18 em pista coberta, com o objetivo de conseguir a qualificação para o Campeonato da Europa em marcha atlética.

O GDP fez-se ainda representar no Campeonato Nacional de Marcha pelos atletas André Moreira, na prova dos 10 quilómetros, que conquistou o 5.º lugar, batendo também o seu recorde pessoal; e Lara Beato e Alice Varino que, na prova extra, conquistaram os 2.º e 5.º lugares respetivamente.

Mais um campeão nacional

O dia 16 de janeiro foi de vitórias para o Grupo Desportivo das Pedreiras. Bernardo Cunha sagrou-se campeão nacional de sub-18 em Provas Combinadas, numa competição que aconteceu no Altice Fórum de Braga. O atleta fez um total de 4 600 pontos, batendo o seu recorde pessoal e o recorde distrital de Leiria.

Bernardo Cunha disputou as provas de 60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso, salto em altura, 60 metros barreiras, salto com vara e 1000 metros, tendo batido recordes pessoais em quatro das sete provas.

O atleta é, de acordo com informação enviada pelo clube à nossa redação, o 5.º melhor de sempre nesta disciplina, aguardado «a possibilidade da sua primeira internacionalização, assim como do Grupo Desportivo das Pedreiras».