As grutas que remontam ao período Jurássico Médio, retrocedendo 150 milhões de anos no tempo, quando o planeta era ainda povoado pelos dinossauros, foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010. Este ano, as Grutas de Mira de Aire celebram o 50.º aniversário da sua abertura ao público e são conhecidas como a maior gruta turística do país. O reconhecimento é já internacional e este espaço de beleza natural é o único na escala nacional a integrar a Associação Internacional de Grutas Turísticas (ISCA), que no ano de 2022, durante o Congresso da ISCA em San António, no estado norte-americano do Texas, viu ser eleito o diretor técnico das Grutas de Mira de Aire, Nuno Jorge, como segundo vice-presidente da associação.
No certame estiveram presentes gestores de cerca de 40 grutas turísticas de vários estados americanos e 20 responsáveis europeus de Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Eslováquia e Áustria. Desta forma, e tendo em conta a promoção do subsolo português, a Federação Portuguesa de Espeleologia convidou o Conselho de Administração das grutas portomosenses a participar no workshop É preciso ousar para crescer. O evento acontece no dia 15 de maio no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, na cidade Felipe Guerra, que alberga 454 grutas no total.
Neste dia vão ser abordados temas como o potencial espeleoturístico daquela região brasileira, a experiência inovadora no turismo sustentável com visibilidade internacional, as Grutas de Mira de Aire – a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo, e o Banco do Nordeste como agente impulsionador deste ramo. Alguns dos nomes presentes como palestrantes são Nuno Jorge, bacharel em Turismo no ramo de Marketing, Marcelo Milito, doutorado em Turismo; Stella Maris, empresária especializada em Administração de Empresa e Finanças; Diego de Medeiros Bento, biólogo e analista ambiental; e Juliane Salvadori, turismóloga.
O objetivo é debater o futuro do turismo, através de «soluções e caminhos para uma nova era, apresentando ao público as temáticas do turismo, desenvolvimento económico, empreendedorismo e sustentabilidade», de acordo com o promotor do evento, do projeto Lajedo do Rosário, conforme se lê em comunicado enviado ao nosso jornal.
O workshop É Preciso Ousar para Crescer será apenas para convidados e o Município de Felipe Guerra vai receber secretários municipais de várias regiões do estado do Rio Grande do Norte como gestores de turismo, empresários, lojistas, universitários, agências e operadores de turismo, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, pousadas e gestores municipais.
Foto | Juliana Santos