Henrique Carvalho (DR)

O portomosense, Henrique Carvalho, é o novo secretário-geral da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), sucedendo no cargo a Neusa Magalhães que, 10 anos depois, saiu da associação para abraçar um novo desafio profissional na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

Em declarações ao nosso jornal, Henrique Carvalho, confessa-se «muito agradado com o convite» para assumir a direção executiva da NERLEI, «sobretudo pela possibilidade de contribuir para a implementação da estratégia de uma das organizações regionais mais relevantes no plano económico-social» considerando, ainda, que a sua experiência na direção e gestão de empresas, a par do papel enquanto docente do Politécnico de Leiria, podem ser valências relevantes para o desempenho da função».

No entender do gestor portomosense, «a Nerlei tem um papel determinante na região, na medida em que abrange uma área de atuação alargada. A par do Politécnico de Leiria é hoje a instituição que, de forma mais clara, pode articular um conjunto de interesses e influências com vista a que a Região de Leiria se torne uma das regiões mais atrativas e dinâmicas de Portugal», e é essa dinâmica que quer ajudar a manter ou ampliar nas suas novas funções, deixando ainda o elogio à sua antecessora pela forma exemplar como desempenhou o seu cargo.

 Natural do Alqueidão da Serra, Henrique Carvalho, de 46 anos, é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e tem um MBA em Gestão, pelo ISCTE. Tem uma vasta experiência em diversas empresas como diretor financeiro e administrador. É docente do Politécnico de Leiria e professor convidado em várias outras instituições de ensino superior e escolas de negócios, é ainda vice-presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP).

No comunicado em que foi tornado público o nome do novo secretário-geral, a direção e a equipa da NERLEI, além de darem as boas-vindas a Henrique Carvalho, afirmando que «irá desempenhar um papel fundamental de ligação entre as diretrizes e orientações da Direção e a equipa técnica de colaboradores da Associação» mostraram a sua certeza «de que todos se empenharão ao máximo para continuar a prosseguir a missão da NERLEI – prestar serviços úteis que contribuam positivamente para os resultados alcançados pelas empresas associadas, fortalecendo o tecido empresarial e promovendo o desenvolvimento económico e social da região de Leiria».