Início » Homem troca carro por tenda em Alcaria

Homem troca carro por tenda em Alcaria

28 Novembro 2023
Isidro Bento

Texto

Partilhar

Isidro Bento

28 Nov, 2023

Cerca de sete meses depois de ter denunciado o caso, O Portomosense esteve à conversa com a presidente da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, Sandra Martins, com o intuito de saber como está a situação do homem a viver há mais de um ano no interior de um carro, com um cão e um gato, bem no centro de Alcaria.

De acordo com a autarca, houve uma evolução a contento de muitos, a começar pelo próprio homem, no entanto, Sandra Martins reconhece que, institucionalmente, preferia que o indivíduo estivesse a residir numa habitação como qualquer cidadão e já teve oportunidade para isso mas, mais uma vez, recusou-a. Então, se já não vive num velho carro abandonado, mas também não mora numa casa, onde está a agora Luís Jesus, o lisboeta de 62 anos que há quase 25 fixou residência no concelho de Porto de Mós, para onde veio trabalhar?

«Houve um senhor de Alvados que lhe ofereceu uma tenda e disponibilizou o terreno para a montar e então ele mudou-se para lá no final de junho. Entretanto, alguns populares de Alcaria foram-nos fazendo chegar o seu desconforto por o velho carro continuar ali e nós concordámos que, de facto, já não fazia sentido e era um mau cartão de visita para uma aldeia que atrai turistas e todos os que por lá passam», conta a presidente de Junta.

«Comunicámos-lhe a intenção de retirar a viatura e de levá-la para abate, mas ele disse que não, que queria, pelo menos, tirar de lá algumas roupas e outras coisas. Então, chegou-se a um acordo, o senhor Luís levava tudo o que precisava e a Junta rebocava o carro para um espaço seu onde tem outros materiais. Como a decisão não foi tomada de imediato, só no início de agosto é que conseguimos tirar, finalmente, a viatura», conclui.

O caso do homem a viver no interior de um carro em Alcaria, revelado por O Portomosense, foi depois notícia noutros órgãos de comunicação social regionais e nacionais tendo, inclusive, Luís Jesus participado num programa da TVI Dois às Dez, de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz. Na sequência disso, «uma sua familiar contactou a Junta mostrando-se, disponível para, mais uma vez, lhe emprestar uma casa (onde já residiu) e que esta só estava a usar nas férias. No entanto, o senhor Luís voltou a recusar, dizendo que está melhor em Alvados», adianta Sandra Martins.

«Levou os animais consigo, os dois com que dormia e os outros dois que estavam presos ao carro, e não sei se ficam cá fora ou se estão lá com ele dentro. Diz que há alguém que o deixa fazer a sua higiene pessoal em sua casa e que se sente muito bem na tenda e que a intenção é lá permanecer. Entretanto, continua sem ter trabalho fixo», refere a responsável autárquica, não escondendo algum pesar por uma
situação que considera longe de ideal, mas que não consegue ajudar a resolver em definitivo, porque o principal interessado não aceita as ajudas que ao senso comum seriam as mais óbvias e sensatas. «Uma tenda, não sendo uma boa solução, pode resultar em tempo ameno ou quente. Então, e quando vierem as chuvas fortes e o frio de inverno?», exemplifica.

Este caso há muito que é conhecido das entidades oficiais. Câmara, Segurança Social, autoridade de Saúde local e Junta de Freguesia uniram esforços na procura de uma solução, mas todas as propostas têm sido recusadas pelo indivíduo que não quer ingressar numa instituição de apoio e diz não ter rendimentos suficientes para arrendar uma casa ou mesmo um quarto, até porque para isso teria de se desfazer dos seus cães e gatos, algo que recusa terminantemente. Apesar de ainda não estar na idade da reforma, não tem trabalho fixo e vai fazendo, apenas, alguns “biscates”. O facto de não ter forma de se deslocar é o argumento com que justifica a dificuldade em arranjar emprego. Aqui e ali, queixa-se também de alguns problemas de saúde que, alegadamente, já não lhe permitirão fazer todo o tipo de trabalhos.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque