Início » IEJ cria clube de proteção florestal e já esteve “no terreno”

IEJ cria clube de proteção florestal e já esteve “no terreno”

30 Dezembro 2023
O Portomosense

Texto

Partilhar

O Portomosense

30 Dez, 2023

Há cerca de 50 alunos do 12.º ano do Instituto Educativo do Juncal (IEJ) que querem «consciencializar a comunidade escolar da importância da floresta» e, para tal, criaram o clube de proteção florestal “Os 4 Juncos”, com o qual «dinamizaram não só atividades para serem realizadas pelos membros do clube, mas também dirigidas aos colegas mais novos» daquele estabelecimento de ensino.

A iniciativa surge, segundo comunicado do IEJ, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular, e inclui as turmas C e D do 12.º ano dos cursos de Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes, Técnico de Análise Laboratorial e Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica. Jovens que, ao longo deste ano letivo, dinamizaram uma panóplia de atividades. A lista inclui a «participação na replantação de um talhão do Pinhal de Leiria em conjunto com o Grupo de Estudos de Ornamento do Território e Ambiente (GEOTA); organização e dinamização de um acampamento no Parque de Campismo das Pedreiras direcionada aos alunos do 6.º ano, onde estes foram os protagonistas de diversas atividades, como uma caminhada onde se fez plogging, tendo também pernoitado, o que permitiu uma aproximação destes alunos com a natureza; entrevista à diretora Financeira da Associação RESIPINUS, cuja atividade está relacionada a exploração de floresta de pinhal para extração de resina, desempenhando um papel crucial na preservação do património natural da região, concentrando os seus esforços na proteção da floresta de Pinhal».

A ideia, ainda segundo comunicado, é que o «projeto tenha continuidade». Ou seja, «para que estas atividades se realizem todos os anos, [os atuais membros do clube] passarão o testemunho aos próximos alunos do 12.º ano» em 2023-2024.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque