O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) irá receber uma oficina de rádio, realizada pela Rádio Miúdos depois dos seus alunos dos 2.º e 3.º anos terem ficado em lugar de pódio no concurso nacional Rádio Miúdos Põe a terra nos píncaros 3 – Faz pela Terra, com um programa radiofónico «onde contaram o que fizeram, pelo bem do planeta Terra».

Em declarações ao nosso jornal, Tânia Galeão, a diretora pedagógica do IEJ, explica que «no programa que foi um dos vencedores ouvem-se as vozes dos 22 alunos da turma» e são explicadas «algumas atividades e práticas implementadas na escola pelos alunos, para ajudar a preservar e a dar sustentabilidade ao ambiente»: «Reutilizámos o plástico utilizado nos lanches e construímos brinquedos, bijuteria, vasos e bolsas; recolhemos lixo do chão da escola, tornando-a mais limpa; escrevemos um poema sobre o planeta Terra; pesquisámos e apresentámos trabalhos sobre energias renováveis». Tânia Galeão adianta ainda que «a participação surgiu por proposta do Município de Porto de Mós» a todas as escolas. Assim, para a responsável esta é mais uma vitória não só para o IEJ mas também para o próprio Município.

A Rádio Miúdos realizou o concurso pela terceira vez, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, sendo que na edição do ano letivo 2019/2020 se propôs um apelo à ação pela Terra. Subordinada ao tema Faz pela (tua) Terra, a iniciativa apelava a todos os miúdos das escolas públicas e privadas do país, que mostrassem o que se fez na sua terra pela sustentabilidade ecológica ou que apontassem ideias para melhorar a forma como se trata o planeta.

Enquanto nas duas primeiras edições o desafio proposto era falarem da sua terra e de um herói da sua terra, desta vez a Rádio Miúdos procurou que os miúdos das escolas de todo o país pudessem fazer o levantamento dos projetos que já estão em prática nas suas terras e apontar ideias que possam contribuir para melhorar a vida no planeta. 

Com vista à participação, os miúdos tiveram que fazer uma gravação áudio sobre o que a sua terra faz ou deve fazer para melhorar a Terra, que é de todos e para bem do planeta Terra.
De acordo com a descrição que é feita na sua página na rede social Facebook, «a Rádio Miúdos é uma rádio para crianças, pais e professores que pode ser ouvida 24 horas em www.radiomiudos.pt ou através da app (gratuita). Foca-se na música e na cultura e língua portuguesas com uma vertente educativa, de humor e entretenimento. Este projeto foi vencedor do 3.º prémio do concurso Ideias de Origem Portuguesa, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela COTEC aos melhores projetos de empreendorismo social para a diáspora portuguesa e obteve o 1.º prémio do concurso CANVAS pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e já chega a quase 100 países em todo o mundo.

Promove a interatividade criança/criança e entre as crianças e todos os conteúdos que a rádio lhe oferece (site incluído). A promoção da saúde e bem-estar da criança e a sustentabilidade do planeta são outros temas em destaque».