A turma do 3º e 4º ano do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), que junta alunos entre os 8 e os 10 anos, foi uma das quatro vencedoras do desafio Resíduos, a Energia do futuro promovido pela empresa PRIO em parceria com a ABAE/ Programa Eco-Escolas.
As duas entidades, reconhecendo «a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pelos biocombustíveis como aliados à mobilidade sustentável», desde há três anos a esta parte que lançam quatro desafios às escolas «como forma de motivar não só as criança e jovens em contexto escolar, mas também, por inerência, em casa, na família e na comunidade». Assim, para esta terceira edição, em termos temáticos a organização deu «continuidade à importância do adequado encaminhamento dos óleos alimentares usado, pois trata-se de um resíduo de excelência na produção de biocombustíveis sustentáveis».
Os quatro desafios destinam-se aos alunos das quatro grandes áreas de ensino. Assim, para os mais novos (jardim de infância e 1.º Ciclo) o desafio passou pela elaboração de uma história coletiva subordinada ao tema O Oleão chegou ao Bairro. Este foi, então, o escalão em que o IEJ foi vencedor. Às crianças dos 2.º e 3.º Ciclos das escolas participantes foi pedido que ilustrassem uma história em banda desenhada. Já aos jovens do ensino secundário, profissional e universitário foi lançado o desafio para que elaborassem uma video-campanha ou uma infografia sobre o tema.
Refira-se a título de curiosidade que no primeiro escalão apenas uma das escolas distinguidas não era da nossa região. Assim, se o primeiro lugar veio para o Juncal, o segundo foi para o Jardim de Infância da Maxieira (Ourém). Na terceira posição, ex aequo ficaram o Jardim de Infância do Carriço (Pombal) e a Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz). Por seu turno, a Escola Pátio da Inês (Marinha Grande) foi distinguida com uma menção honrosa.