A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher no dia 25 de março, dia da Solenidade da Anunciação do Senhor, a celebração na qual a Igreja portuguesa irá renovar a consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

A oração de consagração será proferida pelo cardeal D. António Marto no final do Terço das 18h30, que será transmitido em direto na página online do Santuário de Fátima, na televisão, na rádio e nas plataformas digitais de inspiração cristã.

“Todas as Dioceses estarão unidas na oração do Rosário pelas intenções de todo o mundo e em particular de Portugal, nesta situação dramática que estamos a passar devido ao coronavírus Covid-19”, refere um comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa(CEP).

“A seguir à oração, o cardeal António Marto fará a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”, acrescenta a nota.

De salientar que a esta celebração junta-se também a Conferência Episcopal Espanhola, sendo a primeira vez que os dois países serão consagrados em simultâneo, e em cojunto, ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

A iniciativa portuguesa surgiu de um pedido, feito por um conjunto de leigos que reuniu milhares de assinaturas, dirigido ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa que depois consultou todos os bispos portugueses que anuíram ao pedido, confiando ao cardeal D. António Marto a proclamação da oração.

Fonte: Santuário de Fátima