Foram 375 os atletas que participaram, no sábado passado, na III edição dos Limites do Concelho, um conjunto de percursos que visam dar a conhecer aos amantes do desporto os limites do concelho de Porto de Mós.
Direcionado a praticantes de trail, BTT, gravel, E-bike e ciclismo, este evento não competitivo foi bem recebido pelos atletas. «Em relação ao ano passado acho que duplicámos o número de registos, mas acima de tudo o que interessa nem é bem este número de participantes, mas sim divulgar o concelho, e as pessoas que vêm cá, muitas delas nem tinham vindo a Porto de Mós sequer, e disseram que gostaram e que correu tudo bem», descreveu a O Portomosense Marco Franco, membro fundador e um dos responsáveis da Ninho Team, entidade organizadora.
À semelhança de anos anteriores, quem quisesse participar poderia escolher um dos vários percursos disponíveis e caso conseguisse percorrer a distância pretendida, receberia uma gola cuja cor varia tendo em conta o número de quilómetros feitos. O percursos mais pequenos, todos dedicados ao trail, eram de 10km (gola branca), 20km (gola amarela), 30km (gola verde), 40km (gola roxa), 60km (gola castanha). Para BTT, gravel, E-bike e ciclismo estavam disponíveis distâncias de 60km (laranja) e de 120km (vermelho). A prova principal deste treino é de 120 km em trail (cerca de 18 horas de percurso) cuja gola tem a cor preta, que foi atribuída uma quinzena de atletas, do total de 30 que participaram.
«A ideia inicial era mesmo o atleta fazer a volta toda ao concelho, ou seja, o nosso treino principal. Este ano decidimos abranger percursos mais pequenos, uma vez que havia pessoas a pedir-nos, então criamos alguns percursos também nos limites do concelho», refere o responsável.
Apesar de terem servido para este treino, os percursos percorridos no dia 28 de dezembro podem ser testados ao longo de todo o ano. Para tal, os atletas devem dirigir-se ao site da associação, em ninhoteam.pt, descarregar o trilho pretendido e fazer o seu treino. «Neste momento temos cerca de 20 golas já disponíveis para quem tentar fazer [estes percursos]. Muitos dos participantes são aqui de Porto de Mós e alguns são em outras zonas do país», acrescentou Marco Franco.
Apesar de a participação ser gratuita, a Ninho Team recolheu cerca de 400 euros em donativos, que vão ser destinados aos Bombeiros Voluntários de Porto Mós.
Fotos | Ninho Team e CCR Alqueidão