Foto: José Luís Jorge

No dia 17 de novembro, a delegação do INATEL Leiria assinalou os seus 75 anos de existência com a Gala de Reconhecimento onde procurou enaltecer o que de melhor se faz na Cultura, no Desporto, na Intervenção Social e no Turismo, no distrito, homenageando diversas instituições e personalidades entre as quais o Município de Porto de Mós.

Assim, foram distinguidos todos os municípios do distrito, bem como a Freguesia de Pombal, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias (Delegação Distrital de Leiria) pelo trabalho que realizam diariamente nos domínios da Cultura, do Desporto, da Sustentabilidade e Economia Social.

A primeira categoria, referente às homenagens foi dedicada ao “Dirigente Associativo”, num reconhecimento de personalidades que se distinguiram no movimento associativo: António Dinis Fernandes, pela sua missão como Presidente da Filarmónica de Chãs e Luís Filipe Pinto, fundador e Presidente do Académico de Leiria. No Desporto foram distinguidas a União Desportiva Turquel, União Desportiva e Cultural de São Bernardino, União Progressiva Vale Covo e Carlos Dias.

Na Cultura, Adélio Amaro (Etnografia e Tradição), João Costa Ferreira (Música) e Rodrigo Baeta (Artes Plásticas), este último autor do troféu com que foram presenteados os homenageados. Quanto ao “Mérito Cultural”, foram reconhecidas duas personalidades que se destacaram durante o seu percurso de vida pública e que são embaixadores INATEL Leiria: Raul Miguel Castro e José Miguel Medeiros. Foram, também, reconhecidos os quatro últimos Delegados da INATEL Leiria: António José Carmo; Carlos Páscoa; Francisco Carapinha e Reinaldo Gomes.

Um dos momentos altos da tarde foi a atribuição de menções honrosas a duas figuras públicas com grande projeção nacional: Kalidás Barreto (Cidadania) e Pedro Barroso (Carreira).