A União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) já tem uma nova sede no concelho de Porto de Mós. A inauguração aconteceu no passado dia 20 de agosto, na qual foi apresentado, à população e aos agricultores ali presentes, o novo espaço, agora renovado, da antiga escola primária de Mato Velho, em Serro Ventoso.
O presidente da UADL, José Alberto Machado, foi o primeiro a tomar da palavra, aproveitando o momento para agradecer ao presidente da Junta de Freguesia de Serro Ventoso, Carlos Cordeiro, a cedência do espaço e o seu apoio incondicional. «Lutar para que a agricultura familiar não desapareça», apoiando os agricultores, é uma das premissas da UADL, que tem já vários projetos em cima da mesa no sentido de criar mais ajudas para o setor e para os profissionais. A feira do agricultor, os protocolos com entidades de fábricas de ração, de adubos e de pesticidas, o auxílio nas limpezas de manutenção dos terrenos e a criação de uma página online são algumas das ambições projetadas pela União dos Agricultores.
Na cerimónia também esteve presente o representante da Confederação Nacional da Agricultura, Pedro Santos, que enalteceu a força da UADL e a vontade da Junta de Freguesia na criação de uma nova sede. Pedro Santos considera que esta é «uma forma de apoiar os agricultores» que, num ano como este, «caracterizado pelo aumento dos preços das matérias-primas e pela seca, precisam de boas notícias», frisa.
Durante a inauguração, o presidente de Junta foi mais uma vez aplaudido pela «determinação e coragem para apoiar os agricultores da sua freguesia, do concelho, do distrito de Leiria e do país», desta vez nas palavras de António Ferraria, um dos membros mais antigos da UADL, que luta pelos interesses dos agricultores há mais de 40 anos. António Ferraria recordou a luta da UADL, que não se priva de ir para a rua reclamar os seus direitos. «Esta sede é mais um sinal de que estamos aqui para apoiar os agricultores e continuaremos a estar», conclui.
«É um orgulho imenso para o concelho de Porto de Mós termos a sede da UADL», foi assim que o presidente da Câmara, Jorge Vala, começou por expressar a sua satisfação perante o novo espaço que «passará a ser apoiado financeiramente pelo Município e, por isso, a sua atividade normal ficará salvaguardada pelos apoios correntes», adianta. O presidente da Câmara aproveitou ainda a cerimónia para, mais uma vez, alertar para «a luta contra os javalis», um problema que persiste, impedindo que a agricultura de subsistência avance nestes territórios tendo em conta a proliferação de javalis. Jorge Vala diz, por isso, que é preciso agir e que estará do lado dos agricultores para superar todos os desafios.
O presidente de Junta, Carlos Cordeiro, concluiu dirigindo-se para a UADL: «Agradeço por terem aceitado o desafio de estarem aqui, num espaço renovado, resultado de um trabalho conjunto entre a UADL e a Junta de Freguesia». A antiga garagem da escola primária de Mato Velho ganhou agora uma nova cara e será a segunda associação presente no espaço, uma vez que a sede do Rotary Club de Porto de Mós também se encontra nessas instalações.
Fita cortada e instalações apresentadas, seguiu-se a entrega de subsídios aos agricultores. Este ano, ao contrário do anterior, foram entregues apoios apenas aos pequenos produtores, ou seja, aos que têm até 25 animais (bovinos, caprinos e ovinos). Além dos produtores de gado, também foram contemplados os apicultores da freguesia de Serro Ventoso.
Foto | Rita Santos Batista