Há incêndio no concelho de Porto de Mós. O fogo deflagrou às 2h45 na zona de planalto da Marinha da Mendiga, União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O incêndio terá já consumido uma vasta área, e está agora a caminhar para sul, dirigindo-se para uma zona de pedreiras, o que deverá ajudar a deter a força das chamas. Não há habitações ou pessoas em perigo.

No local estão, de acordo com o site da Proteção Civil, 157 operacionais, apoiados por 42 meios terrestres e cinco meios aéreos (11h30). Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), o «combate está a progredir favoravelmente, no entanto a situação climatérica, nomeadamente o calor e o vento, pode alterar a situação a qualquer momento». A mesma fonte adiantou ainda que «não é conhecida a origem do fogo», já que essa «investigação compete às autoridades policiais». De destacar ainda que os operacionais no local «estão a ter dificuldades nos acessos», referiu o CDOS, em declarações a O Portomosense.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Vala, falou a O Portomosense pouco antes das 11 horas. O autarca, que se encontrava no local, disse que a situação não estava «descontrolada»: «Estão aqui os meios aéreos e os bombeiros a tentar evitar que o incêndio desça a encosta. E é isso que, felizmente, se está a conseguir fazer, uma vez que há cerca de uma hora, o vento mudou e quando isso aconteceu, tornou-se mais complicada a situação. Neste momento, com a ação dos bombeiros e dos meios aéreos, parece-me que as coisas estão a ficar mais confinadas». Jorge Vala reforçou que não há casas em risco e que «poderia haver algum perigo, algum risco, se o incêndio descesse, mas a ação dos bombeiros e dos meios aéreos está a evitar que isso aconteça. O fogo continua no planalto, e embora com alguma intensidade, parece que a situação está controlada».

De recordar que o país está novamente em situação de alerta, encontrando-se Leiria e Santarém na lista dos distritos em estado de alerta especial de nível laranja.