O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) assinalou o Dia dos Avós «com um conjunto de atividades dedicadas aos avós das crianças presentes nas Atividades de Tempos Livres (ATL)». Estas atividades realizaram-se durante dois dias e «tiveram como intuito aproximar as crianças das gerações mais antigas, envolvendo as famílias nas atividades da escola», refere uma nota de imprensa da instituição escolar.

No primeiro dia, «o ATL do pré-escolar organizou um lanche na mata junto à escola, que antecedeu uma atividade na quinta pedagógica do IEJ. As crianças e os avós tiveram a oportunidade de ter contacto com os animais, a natureza e ainda realizaram uma atividade agrícola que consistiu na plantação de brócolos, o que proporcionou um ambiente de partilha e interação entre as duas gerações», é explicado no comunicado. Já para o dia seguinte ficaram reservadas «diversas atividades de cariz intergeracional, que foram promovidas pelo ATL do 1.º ciclo». Logo a começar o dia, netos e avós jogaram o «jogo de apresentação “teia de envolvimento”»: «Trata-se de uma brincadeira simples, utilizada para a apresentação pessoal dos avós e das crianças e teve como intenção a promoção de um relacionamento interpessoal que desenvolvesse a confiança entre as pessoas que participaram nesta dinâmica». Seguiu-se um momento musical, «a cargo do professor de música do IEJ, que tocou saxofone», depois um almoço partilhado. O dia terminou com a realização de «um desenho conjunto do Amor».

«Apesar de não serem os protagonistas na educação dos netos, a importância dos avós na vida de uma criança é inquestionável», é salientado na nota enviada pelo IEJ. A direção da escola lembra ainda que «normalmente os avós têm uma disponibilidade que os pais raramente conseguem ter» e define os avós em cinco palavras: «Amor, ternura, afeto, dedicação, atenção e carinho». Esta atividade visou precisamente «sensibilizar para o papel que os avós têm na nossa vida».