O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) foi uma das instituições de ensino das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, Oeste e Médio-Tejo que viu os projetos dos seus alunos serem reconhecidos na gala final do concurso Gentes e Lugares que decorreu no passado dia 1. Promovido pelo programa de Educação da Rede Cultura 2027 para o ano letivo 2021/2022, o concurso desafiou alunos dos 3 aos 18 anos, de todos os concelhos da Rede, da qual fazem parte 26 municípios, um dos quais Porto de Mós, a divulgarem pessoas e lugares que marcam o território, com recurso ao telemóvel.

Assim, o júri, composto por Pedro Neves, Álvaro Romão e Tomás Baltazar, premiou, no primeiro escalão (dirigido à educação pré-escolar) o filme Entrevista à Professora Susana, realizado pela turma do pré-escolar, e no segundo escalão (dedicado ao 1.º ciclo) o filme Entrevista a João Rodrigues, um ex-aluno do IEJ, criado pelos 3.º e 4.º anos. Já na categoria de votação do público, os prémios foram para a Entrevista a João Rodrigues e para o filme Entrevista a Rui Basílio, também antigo aluno do IEJ, no 4.º escalão (destinado ao ensino secundário e profissional), que foi concebido pela turma do 10.º ano de Mecatrónica.

Após a realização das fases de pré-eliminatória, em cada agrupamento/escola, e da eliminatória, em cada concelho, a gala final de entrega de prémios decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, na qual marcaram presença diversos vereadores do território da Rede Cultura, incluindo o vereador da Cultura do Município de Porto de Mós, Eduardo Amaral.